O ano de 2024 marca o centenário de nascimento da cientista Johanna Döbereiner, e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) está organizando uma série de ações para comemorar o marco. A abertura dessas ações será no dia 20 de fevereiro, a partir das 10 horas, na Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), com a realização de duas mesas-redondas sobre a pesquisadora.
A cerimônia contará com a presença da presidente da Embrapa, Sílvia Massruhá, que estará na mesa de abertura ao lado da presidente da ABC, Helena Nader, do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine, e de representante da Secretaria de Política e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Além de ressaltar a importância de Johanna para o cenário científico nacional e para a agricultura brasileira, o evento abrirá as portas aos presentes para aquele que foi o principal local de trabalho da pesquisadora. Os visitantes poderão conferir o acervo da chamada “Sala JD”, com algumas das lembranças deixadas pela cientista, que foi a primeira chefe-geral da Embrapa Agrobiologia, e ainda terão a oportunidade de prestigiar o recebimento, na Unidade, de um busto de bronze feito em homenagem à Johanna, cedido pela Prefeitura Municipal de Seropédica.
As mesas-redondas serão transmitidas on-line pelo YouTube, aqui.
As ações do centenário estão sendo idealizadas por um comitê organizador formado por representantes da Academia Brasileira de Letras, Embrapa, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) e Universidade Federal do Paraná.
Confira abaixo a programação do evento de abertura: