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Com dúvidas? Prograd divulga respostas para perguntas frequentes

 

O atendimento da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), assim como a maior parte de setores da Universidade, é feito de forma remota, enquanto durar o período de suspensão de atividades acadêmicas e administrativas presenciais. Os servidores realizam o teletrabalho (home office) em cumprimento às orientações da Administração Central e do Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus da UFRRJ, diante do atual quadro de pandemia. A UFRRJ permanece com bandeira vermelha.

No texto a seguir, há uma série de respostas às perguntas frequentes enviadas pelas redes sociais, além de uma lista de e-mails para tirar dúvidas com os setores da Prograd.

 

1 – A Prograd atende presencialmente?

Em cumprimento às orientações da Administração Central e do Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus da UFRRJ, diante do atual quadro de pandemia, o atendimento acontece de forma remota pelos e-mails informados na lista abaixo. Os servidores estão trabalhando em home office. Apenas o setor de entrega de diplomas atende presencialmente mediante agendamento feito pelo próprio setor para a entrega dos diplomas já impressos (veja o item 2 desta lista de orientações sobre diplomas).

 

Setores da Prograd – contato

Secretaria da Prograd – secretariaprograd@ufrrj.br

Assessoria de Comunicação da Progradassessoriaprograd@ufrrj.br

Divisão de Registros Acadêmicos – prograd_dra@ufrrj.br

Divisão de Registro e Expedição de Diplomadiploma@ufrrj.br e duvidasdiploma@ufrrj.br

Divisão de Estágiosdest@ufrrj.br

CEDERJ – ufrrj.cederj@gmail.com

Monitoria – monitoria@ufrrj.br

PET – progeductut@outlook.com

Exercício Domiciliar – edomiciliar@ufrrj.br

Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Cursos de Graduação- daacg.ufrrj@gmail.com

Setor Formação Docente, Portarias:  jessicamedeiros@ufrrj.br

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão –  nairural@ufrrj.br ou nairuralrj@gmail.com

Núcleo de Apoio a Graduação do Instituto Multidisciplinarnagrad.im@gmail.com

Setor de Mobilidade Acadêmica – macademica@ufrrj.br

 

2 – Preciso retirar meu diploma. Como faço isso?

Após cumprir as exigências estabelecidas no processo de solicitação de diploma em período emergencial (https://portal.ufrrj.br/solicitacao-entrega-diploma/), o solicitante receberá um e-mail de confirmação de solicitação e o número do protocolo. Quando o diploma ficar pronto, o solicitante receberá um e-mail agendando um dia e horário para retirada.

 

3– Quando as aulas presenciais retornarão?

De acordo com as orientações da Administração Central e do Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus da UFRRJ, diante do atual quadro de pandemia, não há previsão de retorno às atividades acadêmicas presenciais até setembro de 2021, quando será reavaliada novamente a situação sanitária. Toda a comunidade acadêmica deverá acompanhar a atualização das informações publicadas dos canais oficiais da UFRRJ.

 

4 – Quais atividades acadêmicas foram suspensas?

As atividades acadêmicas presenciais foram suspensas, mas aulas, defesas de trabalho de conclusão, colação de grau, eventos de extensão e outros continuam sendo realizadas de forma online.

 

5 – Como está ocorrendo a ministração das aulas?

As aulas estão sendo ministradas de forma remota (na modalidade à distância) por várias plataformas. As coordenações dos cursos orientam as turmas em relação ao acesso às plataformas de ensino utilizadas.  A continuação do ensino remoto está aprovada até setembro, acesse o link para verificar  a notícia sobre a deliberação https://portal.ufrrj.br/aprovada-continuacao-ensino-remoto-2020-2/

 

6- Como está ocorrendo a Colação de grau?

As colações de grau estão sendo realizadas de forma remota. A UFRRJ publica no portal o período para agendamento da colação de grau para os estudantes que integralizaram o curso (http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/prograd/colacao/).

 

7 – Como faço para acessar o cronograma das chamadas do SiSu?

Basta acessar o link: http://r1.ufrrj.br/sisu/cronograma/

 

8 – Quando será realizada a matrícula dos convocados da 3ª chamada da lista de espera, para ingresso nos cursos de graduação do 1º período letivo de 2021?

Considerando que até o momento não houve alteração do calendário do MEC, o prazo para realização da última chamada deve ser até 05 de outubro de 2021, onde os ingressantes poderão matricular-se oficialmente.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação, onde divulgamos todos os comunicados importantes sobre prazos, cronogramas e demais assuntos.

 

9 – Em que fase da matrícula dos veteranos em disciplinas estamos?

O período letivo de 2020.2 vai de 31 de maio e até 28 de agosto, seguindo de forma remota, conforme deliberações 195 e 199/2021.

Destacamos as seguintes datas:

  • Matrícula online: de 15/05 a 19/05 (17h)
  • Rematrícula: de 22/05 a 26/05 (17h)
  • Matrícula extraordinária: 31/05 a 16/06

Para ver o calendário completo, consulte este link.

 

10 – Como faço o acompanhamento do andamento do meu processo (Reintegração, Mobilidade, etc.)?

Inicialmente, o interessado deverá acessar o SIPAC https://sipac.ufrrj.br/public/jsp/portal.jsf, na aba lateral clicar em Processos, preencher os dados e clicar em Consultar Processo.

 

 11 – Preciso de uma declaração com comprovação emitida pela Prograd. Como faço para conseguir?

Os discentes poderão emitir Atestado de Matrícula e Histórico Escolar diretamente através do SIGAA. Para demais documentos constantes do formulário de solicitação (https://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2016/03/requerimento-a-dra-atualizado.pdf), deverá enviar o formulário preenchido por e-mail:

Câmpus Seropédica: prograd_dra@ufrrj.br

Câmpus Nova Iguaçu: nagrad.im@gmail.com

Câmpus de Três Rios: direcaoitrufrrj@gmail.com

 

 12Quais atividades da divisão de estágios serão mantidas?

Durante o período de suspensão das atividades acadêmicas, inclusive estágio, não será prestado nenhum atendimento presencial, somente atendimento remoto por e-mail: dest@ufrrj.br.

 

13- Sou ingressante ampla concorrência e não fui convocado para entregar documentos. Quando poderei concluir a matrícula?

É importante ficar atento as notícias de convocação, identificando o período de acesso (2020.2 ou 2021.1) e as modalidades que estão sendo convocadas. Os demais que não forem convocados, como ampla concorrência, serão chamados no retorno ao atendimento presencial (sem previsão) para concluírem o processo de matrícula.

 

14- Entrei na Rural agora e não estou conseguindo me cadastrar no SIGAA. Por que isso acontece?

Antes do início das aulas, sua matrícula (cadastro) será habilitada para realização do autocadastro no SIGAA, o que permitirá o acesso aos horários das aulas. Porém, ainda não será possível imprimir Declaração de Matrícula por causa do caráter provisório do cadastramento. Somente após a conclusão do processo de matrícula, com a entrega e comprovação de todos os documentos, em etapa presencial, o status de cadastrado será transformado em matrícula efetivamente.

 


Postado em 13/05/2021 - 15:36 - Atualizado em 17/05/2021 - 14:54

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