O evento promoveu debate e reflexão sobre questões raciais no meio acadêmico
Na quinta-feira, 17/10, o Pavilhão Central (P1) foi sede da VI edição da Calourada Preta. O evento foi promovido pelo coletivo ‘Unidade Preta Alice Bruno’ (UniPAB) e reuniu alunos de diversos cursos durante o dia.
A programação teve início pela manhã com uma roda de conversa no jardim do P1. Foram abordados diversos aspectos sobre a saúde mental da população negra. O encontro também teve como objetivo a troca de vivências e confraternização. Durante a conversa houve muitos relatos dos participantes, o que foi o ponto de partida para os debates e reflexões.
No período da tarde a Calourada seguiu no auditório Hilton Salles com a mesa “Racismo Institucional na Universidade: Olhares de uma perspectiva docente”. A mesa foi composta por Luciano Ramos Suzart, professor Adjunto do Instituto de Química (IQ), Rosemeri Maria da Conceição, professora de Relações Étnico-Raciais do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e Natanael de Freitas Silva, professor substituto na Área de Teoria da História (ICHS). Os convidados contaram suas experiências pessoais como docentes negros na academia, responderam questionamentos e ressaltaram a importância da ocupação desse espaço pelas camadas mais pobres da população.
Uma ocupação que se mostra cada vez mais consolidada. Segundo Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), realizada em 2018 pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace), a UFRRJ tem 78% dos estudantes com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Ainda, de acordo com a pesquisa, 17,5% dos alunos da Rural se declaram negros e 67,2% cursaram o ensino médio em escola pública.
A programação da Calourada teve seu encerramento com a realização da festa “O Baile Tá Uma Uva”, no espaço do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRRJ (Sintur-RJ).
Texto e foto: Leandro Conceição (estudante de Jornalismo e bolsista da CCS/UFRRJ).