Primeira Sessão Solene da semana no auditório Gustavo Dutra (Fotos: Ana Beatriz Paiva/Assessoria Prograd)
Nos dias 23, 24 e 25 de agosto, o Auditório Gustavo Dutra recebeu os mais novos graduados da Rural. Nos três dias de colação, com nove sessões, formandos de 38 cursos estiveram presentes para receber suas documentações e atestados de conclusão. Para compor a mesa diretora de cada sessão, foram convidados coordenadores dos cursos dos formandos, diretores de institutos e autoridades administrativas da Universidade. Duas cerimônias foram presididas pela reitora, Ana Maria Dantas Soares; três pelo vice-reitor, Eduardo Mendes Callado; três pela pró-reitora de Graduação, Lígia Cristina Ferreira Machado; e uma pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Roberto Carlos Costa Lelis.
Sempre em clima de festa e orgulho pela conquista, todos os graduados participaram das Sessões Solenes de Colação de Grau que tiveram o mesmo rito: execução do Hino Nacional Brasileiro, proferição do juramento, imposição de grau e, por fim, o recebimento da documentação e a assinatura da ata por parte dos formandos.
Terça-feira (23):
Turma de formandos se prepara para receber grau (Fotos: Ana Beatriz Paiva/Assessoria Prograd)
O dia solene ficou reservado aos formandos dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Materiais, Farmácia, Filosofia, Geografia, Geologia, Jornalismo, Letras, Medicina Veterinária e Zootecnia. Durante uma cerimônia presidida pela reitora da Universidade, Ana Dantas, ela aconselhou os formandos sobre a ética profissional e os incentivou para que trilhem um caminho de sucesso na profissão escolhida.
Quarta-feira (24):
No segundo dia de colação, foi a vez dos formandos dos cursos de Administração (presencial e a distância), Administração Pública, Economia Doméstica, Física, Hotelaria, Matemática, Química, Relações Internacionais, Sistemas da Informação receberem seus atestados e celebrarem com amigos e familiares o final – bem sucedido – desse ciclo. Na mesa, estavam presentes professores e coordenadores dos cursos, além do vice-reitor Eduardo Mendes Callado, que presidiu todas as cerimônias do dia 24. No fim da cerimônia o vice-reitor falou da confiança que tem na formação oferecida pela Universidade.
Formandos durante o juramento (Fotos: Milena Antunes/Assessoria Prograd)
“Temos orgulho da formação profissional que ministramos aos nossos alunos, temos certeza que serão excelentes profissionais, porém mais do que isso, pela formação cidadã que damos a eles, e por uma característica que a nossa Universidade tem que as outras em sua maioria não têm que é essa maior integração entre os alunos de vários cursos. Por isso, eu tenho certeza que além de excelentes profissionais, eles se tornaram cidadãos que ajudarão a transformar o Brasil em um país melhor do que nós estamos agora”.
Quinta-feira (25):
O último dia do evento foi composto por formandos de mais 13 cursos de Graduação:
Belas Artes, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia Química, História, Licenciatura em Ciências Agrícolas, Pedagogia e Psicologia. Mais uma vez, alguns coordenadores e diretores de institutos ocuparam as mesas. A pró-reitora de Graduação, Lígia Machado, foi quem presidiu os eventos nesse dia e homenageou todos os formandos.
Formandos e componentes da mesa cantam o Hino Nacional de pé durante o início de cada cerimônia (Foto: Milena Antunes/Assessoria Prograd)
“Esta é uma cerimônia bastante simples, porém a oficial. É aqui que vocês recebem o grau que investiram duramente nos últimos anos. Uma Universidade como a nossa, possibilita essa formação tecnológica dentro de uma área de conhecimento, mas permite também uma formação política e social”, recordou Lígia. “A partir disso é que construímos o laço afetivo e emocional com o outro. Todas essas experiências nos constituem como sujeitos da história”, concluiu a pró-reitora.
As colações foram divididas todos os dias em três horários: 10h, 14h e 16h. Em cada sessão solene, era fácil notar a felicidade de cada aluno em vencer essa etapa. Com a presença de amigos e familiares na plateia, a sensação era de gratidão e dever cumprido. Para o formando de Jornalismo Cleiton Bezerra, a formação não significa apenas um final, mas o início de uma nova etapa:
Cleiton Bezerra, formando de Jornalismo, com os pais logo após o evento (Fotos: Milena Antunes/Assessoria Prograd)
“É o começo de um ciclo novo. Agora, além de ser profissional a gente tem uma responsabilidade a mais, que é agir com ética na nossa profissão e também pensar em construir algo bacana pra sociedade pra devolver todo esse investimento que foi feito na gente na Universidade, porque a universidade é pública, a gente não paga pra estudar nela. Então meio que a gente tem uma responsabilidade de devolver para a sociedade alguma coisa bacana. É o começo de um ciclo, estou muito feliz por esse ciclo ter se concluído e é o começo de novas responsabilidades e novas coisas que vem pela frente.”
No final da cerimônia, os coordenadores de cada curso foram convidados a prestar homenagem aos graduados. Cumprimentados por todos os componentes da mesa e prestigiados pelos convidados, os formandos se despediam da Rural.
“Vocês tem uma responsabilidade agora e vocês tem que dar o melhor de vocês para a sociedade, pra isso que serve a universidade, pra formar cidadãos capazes de mudar esse estado de inércia que muitas vezes algumas coisas se encontram. [...] Bem-vindos à vida adulta, porque agora é pra valer”, finalizou a vice-chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Finanças, Maria Aparecida Marques.
Por Ana Beatriz Paiva, Camile Cortezini e Milena Antunes