Anelise é pedagoga, especialista em Educação Infantil, mestre e doutora em Educação. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente em pesquisas sobre educação infantil, sociologia da infância, geografia da infância, políticas públicas e formação de professores.
Desde 2006, é professora do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ).
Mãe de Raúl, 9 anos, a cientista compartilha que, apesar dos desafios, a escolha por uma escola de horário parcial para o filho proporcionou momentos inesquecíveis, como ouvir suas primeiras palavras, em um dia de muito cansaço: “Ma…ma…mamãe”.
“Embora seja pesquisadora de infância e Educação Infantil há muitos anos, a maternidade ressignificou a minha inserção nesses espaços. Precisei me tornar uma pessoa mais objetiva e disciplinada para atender ao acúmulo das funções de docente, pesquisadora e mãe. Além disso, o contato com meu filho me atualiza sobre questões que cercam os currículos escolares e apresenta novos temas de pesquisa, como foi o caso da pesquisa que desenvolvi sobre a relação das crianças com o álbum de figurinhas da Copa e a pesquisa sobre Infância e mídias digitais”.
O projeto de pesquisa selecionado no Edital Cientistas Mães é intitulado “Plano Nacional de Educação (PNE) e o atendimento à creche no Estado do Rio de Janeiro”.
O principal objetivo é identificar, ao término do decênio do PNE 2014/2024, como está o acesso e a cobertura em creches nos municípios do Estado do Rio de Janeiro.
“Esperamos atingir todos os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, as crianças de 0 a 3 anos desses municípios e suas instituições de Educação Infantil, ao indicar subsídios para a criação dos Planos Municipais de Educação. Também pretendemos criar uma base de dados online que contenha o quantitativo de bebês por faixa etária e o percentual da cobertura de atendimento por idade em cada um dos municípios. Iremos realizar um seminário com os municípios participantes da pesquisa para apresentação dos resultados”.
A pesquisa está sendo desenvolvida junto ao GRUPIs – Grupo de Pesquisa Infâncias até dez anos.
Este texto integra a Série Cientistas Mães que, na primeira semana de maio de 2025, apresentará as oito docentes da UFRRJ selecionadas no edital de apoio às cientistas mães da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), em parceria com o Instituto Serrapilheira e o Movimento Parent in Science.
Edição: Michelle Carneiro, jornalista da CCS/UFRRJ.