Em 2024, completam-se 70 anos da morte de Getúlio Vargas. A efeméride marca uma ocasião propícia a reflexões acerca da história do Brasil, em especial, sobre os fatos ocorridos entre 1930 e 1954, período no qual o país viveu sob a égide dos diferentes governos getulistas.
Revolucionário, ditador e presidente eleito, Vargas deixou um legado ambíguo em nossa história. Sua influência ecoou em quase todo século XX, com efeitos duradouros na política, na economia, na cultura, e na sociedade de modo geral. Em razão disso, suas dimensões e desdobramentos são objeto de pesquisa e debate mesmo atualmente, refletindo as complexidades da história brasileira do século passado.
Nessa perspectiva, estudos aprofundados sobre as mídias, durante o período de atuação política de Vargas, são fundamentais para a compreensão do papel da comunicação na configuração do poder político e na formação sociocultural do Brasil da época.
O Dossiê: 70 anos da morte de Getúlio Vargas | Intercâmbios entre mídia, sociedade e poder busca compreender os papéis e as dinâmicas de funcionamento das mais diversas mídias existentes no país entre os anos 1930 e 1954, considerando seus usos políticos, sociais, culturais e econômicos.
Com este propósito, o PPGGEO – Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRRJ convida investigadores de diferentes áreas das ciências humanas e sociais, que trabalhem com quaisquer suportes midiáticos (livro, jornal, revista, rádio, panfleto, cinema, etc.), a se somarem às discussões acerca da dimensão midiática que atravessa este importante período da história brasileira.
O dossiê é um lançamento do Grupo de Pesquisa Dimensões do Regime Vargas e seus Desdobramentos(@grupopesquisavargas) e da Revista Continentes (A2), do PPGEO, que sediará a publicação. O prazo para submissão de artigos segue até 26 de maio.
Saiba mais em https://revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/announcement/view/5