No seu último dia (13/11), a Semana Global do Empreendedorismo contou com a Feira de Negócios, que reuniu expositores de comércios locais e estudantes da Universidade que trabalham por conta própria enquanto cursam a graduação. A unidade do Centro de Atendimento ao Empreendedor (CAE) de Seropédica esteve presente entre os estandes, oferecendo suporte e orientação aos empreendedores, além de apresentar o projeto de auxílio gratuito para aqueles que comercializam seus produtos na cidade. O CAE é um projeto desenvolvido em parceria com o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA) e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC/RJ).
Para o atendente do CAE, Wendell Dias, a presença da unidade na feira foi muito importante para os empreendedores. “A importância de estar aqui é poder ajudar os empreendedores a ter acesso aos nossos serviços gratuitos. Ainda mais para quem está começando agora. Nossa presença aqui ajuda a motivá-los a empreender de forma mais assídua, vamos dizer assim, com mais vontade”, explicou.
Os atendentes Wendell Dias, Luiz Victor, e Alberto Pereira aproveitaram a oportunidade para ajudar quem tinha dúvidas sobre MEI (Microempreendedor Individual) e orientar acerca da abertura de CNPJ. E para celebrar o mês do Empreendedorismo Feminino, o CAE de Seropédica presenteou as mulheres empreendedoras no local com um cartão impresso para parabenizá-las pelo dia especial e por criarem novo significado de liderança.
“Nada mais coerente do que, quando se fala em empreendedorismo, darmos oportunidades aos empreendedores. Então, o objetivo da Feira de Negócios é a gente possibilitar que os diversos empreendedores que temos aqui dentro da Rural, que vendem seus produtos para poder ajudar nos custos, nas despesas enquanto estudam, possam ser expostos e divulgados”, disse a professora do Departamento de Ciências Administrativas (ICSA/UFRRJ) e responsável pela organização da semana e uma das responsáveis pela Divisão de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação da Agência de Inovação da UFRRJ, Alessandra Cassol. Para ela, a feira ajuda a quebrar o muro invisível entre a universidade e a sociedade, pois o evento contou com a presença de empreendedores da Baixada Fluminense que não têm contato com o câmpus.
Para a professora do curso de Administração e também do Departamento de Ciências Administrativas (ICSA/UFRRJ), além de uma das responsáveis pela Divisão de Comunicação e Difusão das Ações da Agência de Inovação, Patrícia Leite, o evento também possibilitou as práticas para além da sala de aula. “Os alunos de Administração estão precisando colocar na prática todos os conceitos e teorias de sala de aula participando, organizando o evento e também expondo seus produtos na feira. Então temos alunos validando suas ideias e alunos que já empreendem e estão ali divulgando o produto, o fazendo se tornar conhecido entre os estudantes”, concluiu a docente.
Texto e fotos: Sthefanny Rosa, estudante do curso de Jornalismo da UFRRJ