No dia 2 de agosto, foi celebrada publicamente a parceria entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (UFRRJ/Proext), e a Prefeitura de Nova Iguaçu, no projeto “+ Casas da Inovação”. A união de forças entre a prefeitura e a UFRRJ para a realização deste projeto ocorre desde dezembro de 2018. O evento teve como objetivo a formatura dos alunos da unidade piloto da Casa da Inovação, organizada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMACTI) de Nova Iguaçu. Também foram comunicados os acordos para ampliação do projeto, através do “+ Casas da Inovação” e foi anunciada a abertura de seis novas unidades no próximo mês. Até o final de 2019, serão dez Casas da Inovação, organizadas em parceria com a Rural.
Participaram da solenidade, o vice-reitor da UFRRJ Luiz Carlos Lima, o pró-reitor de Extensão Roberto Lelis, a pró-reitora adjunta de Extensão Gabriela Rizo e a professora Márcia Pletsch. As professoras Gabriela Rizo e Márcia Plestch estão na coordenação do programa na UFRRJ e sua ampliação em Nova Iguaçu.
Os bairros que devem receber as casas são Rancho Novo, Jardim Paraíso, Jardim Nova Era, Tinguá, Valverde e Moquetá. O Shopping Nova Iguaçu, local do evento, também terá uma unidade com capacidade para atender 2 mil alunos. As dez casas atenderão mais de 7 mil pessoas. Na cerimônia, cerca de 200 alunos que participaram do segundo ciclo da casa em funcionamento, foram certificados.
Agora, novas vagas serão ofertadas. As inscrições para o sorteio dos próximos alunos iniciaram no dia 7 e vão até o dia 21 deste mês. Serão disponibilizados cursos como YouTuber, Programação em Games, Criação de Aplicativos, Introdução à Robótica e Inclusão Digital 30+ e 60+. As Casas da Inovação ajudarão Nova Iguaçu a entrar no mapa de cidades mais inovadoras do país.
Também estiveram presentes o prefeito Rogério Lisboa; o secretário da SEMACTI Alex Castellar; o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Leonardo Rodrigues; a secretária municipal de Educação, Maria Virgínia Andrade Rocha; o diretor de departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) José Gustavo Sampaio Contijo e a diretora do departamento de Infraestrutura de Pesquisa e Políticas de Formação e Educação em Ciência do MCTIC Maria Zaira Turchi.
Para saber mais sobre o + Casas da Inovação leia a matéria completa aqui.
Clique aqui para acessar o site do + Casas da Inovação e fazer sua inscrição.
Comunicação Proext/UFRRJ com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Iguaçu