Reunido em Belo Horizonte para o 10º Encontro Nacional, o Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) promoveu a troca de experiências sobre práticas comunicacionais realizadas em diferentes universidades do país, elegeu a nova coordenação nacional que irá dirigir o Colégio em 2026 e anunciou os premiados da 1ª Mostra de Design e Audiovisual das IFES. O resultado do encontro ficou registrado na Carta de Belo Horizonte, em que os gestores demarcam suas principais preocupações relacionadas à comunicação pública universitária.

O 10º Encontro Nacional do Cogecom aconteceu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Campus Pampulha, nos dias 24 e 25 de novembro, e contou, em sua abertura, com a participação da reitora da universidade, Sandra Goulart, da vice–presidente da Andifes, reitora Ana Beatriz Oliveira, e da coordenadora-geral de Relações Estudantis da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC), professora Lúcia Pellanda, além da diretora do Centro de Comunicação da UFMG, Fábia Lima, e da coordenadora nacional do Cogecom, Kamila Bossato, que também atua como secretária de Comunicação e Marketing da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Fernanda Barbosa, coordenadora de Comunicação Social da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e suplente da região Sudeste do Cogecom na gestão 2025, apresentou o case Media Training para a Alta Gestão como ferramenta de imagem institucional no primeiro dia do encontro, quando universidades selecionadas puderam compartilhar experiências comunicacionais bem-sucedidas em suas Ifes. A experiência de media training com a alta gestão da UFRRJ servirá de inspiração para a implementação de treinamentos deste tipo em outras Ifes do país. Na UFRRJ, ele é conduzido por Fernanda, pela jornalista Michelle Carneiro e pelos assistentes administrativos Felipe Araújo e Alexander Moreira.
Fernanda também apresentou sua pesquisa conduzida enquanto suplente da região Sudeste no Cogecom. Trata-se do documento Manuais e Protocolos de Comunicação das Ifes associadas à Andifes, que traz um levantamento de todos os documentos na área de Comunicação produzidos por órgãos de comunicação de Ifes do país. A pesquisa foi muito elogiada pelos pares e Fernanda recebeu o convite do pleno para integrar o CT de Pesquisa do Colégio.
Foram eleitos para a gestão que irá dirigir o Cogecom a partir de 1º de janeiro de 2026:
Nordeste: Pablo Monteiro (UFMA), como titular, e Higo Lima (UFERSA), como suplente;
Norte: Edmê Barbosa (UFPA), como titular, e Aline Ferreira (UFAM), como suplente;
Sudeste: Fabricio Leonardi (UNIFESP), como titular, e Monique Bertto (UFV), como suplente;
Sul: Flávia Durgante (UFFS), como titular, e Solange Prediger (UFSM), como suplente;
Centro-Oeste: Bruno Augusto da Silva (UFGD), como titular, e Carlos Oliveira (UFMT), como suplente.
Flávia Durgante, gestora de comunicação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), foi eleita coordenadora nacional do Cogecom.

O grupo definiu, em assembleia, que os trabalhos em rede serão organizados a partir de Comissões Temáticas, sendo estabelecidas quatro comissões: 1. CT de Radiodifusão, coordenada por Sebastian Faustino (UFRN) e Danilo Azevedo (UFOB); 2. CT de Pesquisa, coordenada por Everton Cardoso (UFRGS) e Fernanda Barbosa (UFRRJ); 3. CT da Agência IFES, coordenada por Michelle Dacas (Unila) e Sarah Scholz (UFPR); 4. CT de Práticas Institucionais e Ações Coletivas, coordenada por Ivanei Salgado (Unifal) e Kamila Fernandes (UFC). Para além dos coordenadores, todos os demais membros do Cogecom deverão integrar alguma comissão para contribuir com os trabalhos ao longo do ano.
A assembleia também deliberou que, a partir de 2027, a troca de coordenação do Cogecom deverá coincidir com a gestão da Andifes, ou seja, deverá se dar no mês de julho de cada ano.
Também deliberou-se que, em 2026, serão realizados dois encontros nacionais do Colégio, o primeiro a ser realizado em Brasília, na sede da Andifes, no mês de maio (data a ser definida), e o segundo a ser realizado em Salvador, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), nos dias 4, 5 e 6 de novembro.
Participação na 1ª Mostra de Design e Audiovisual
No hall de entrada do prédio do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), onde aconteceu o Encontro do Cogecom, foi montada a 1ª Mostra de Design e Audiovisual das Universidades Federais, exposição que reuniu 143 trabalhos realizados pelas equipes de comunicação das Ifes, incluindo os trabalhos da equipe de Comunicação da UFRRJ.

A seguir, detalhamos os seis produtos enviados pela equipe da UFRRJ para compor a Mostra:
Categoria Peças Gráficas
SNCT 2024 – Ciência, Saberes e Biodiversidade: UFRRJ e sociedade em conexão com os biomas brasileiros
Equipe: Luciano Skorianez (arte).
UFRRJ 115 anos: Do passado ao futuro, uma universidade que se transforma
Equipe: João Henrique de Oliveira (texto e pesquisa histórica), Samuel Tavares (arte) e Fernanda Barbosa (idealização e edição final).
Categoria Produto Audiovisual
Projeto “Edur entrevista com o autor”
Equipe: Fernanda Barbosa (direção e roteiro), Augusto Cesar e Guilherme Natalino (filmagens) e Felipe Araújo (edição de imagens).
A Editora da UFRRJ – Edur e a CCS lançaram o projeto “Edur entrevista com o autor”, uma série de vídeos institucionais com autores publicados pela editora. A série pretende aproximar os autores e seus livros da comunidade universitária, dando maior visibilidade às publicações da Edur e aos pesquisadores da UFRRJ através de entrevistas. Neste episódio, publicado em junho de 2025 nas mídias digitais da UFRRJ, entrevistamos a professora Claudia Barbieri, que fala sobre a obra “Gervásio Lobato: Teatro Publicado”.
Projeto Vídeo Institucional da UFRRJ
Equipe: Fernanda Barbosa (roteiro), Cristiane Venâncio (roteiro), João Pedro Bertolino e João Viktor de Moraes (direção e roteiro) e Felipe Araújo (assistência técnica).
Lançado nas mídias digitais da UFRRJ em março de 2025, o vídeo mostra a trajetória centenária da Universidade. Destaca seu valor histórico, a variedade de cursos, as estruturas que receberam conceito máximo no MEC, além de lembrar a importância da educação pública. Nosso maior objetivo foi divulgar o valor da instituição e como ela continua cumprindo sua missão de formar profissionais, gerar conhecimento e mudar vidas.
Categoria Fotografia
Dia dos Povos Indígenas – 19 de Abril
Equipe: Miriam Braz (foto).
Para o Dia dos Povos Indígenas, selecionamos um aluno de graduação da UFRRJ. A jornalista da CCS Miriam Braz fotografou o estudante de Licenciatura em Educação do Campo Breno Henrique Santana Silva, mais conhecido como Breno Tupinambá. Seu nome indígena é Ka’ipyatan mböe-riri Tupinambá (que significa “Macaco dos firmes contra fortes correntezas”). De etnia Tupinambá, Breno é representante da Aldeia Maracanã, no Rio de Janeiro, estuda há três anos na UFRRJ e mora nos alojamentos estudantis da Instituição.
Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico – 8 de Julho
Equipe: Miriam Braz (foto).
Para o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, apresentamos o Laboratório de Escoamento de Fluídos (LEF) Giulio Massarani da UFRRJ. Nele atuam 50 pesquisadores. Há 20 anos, o LEF presta serviços para a Petrobras, produzindo pesquisa aplicada e softwares que tem resultado em uma economia de milhares de dólares para a empresa pública. Na foto, alguns dos coordenadores: Cláudia Scheid, Luís Calçada, Luiz Augusto Meleiro, Filipe Furtado.
Além da mostra física, os trabalhos estão expostos de maneira virtual, no Museu Digital da Unila, até 28 de fevereiro de 2026. Acesse: https://museudigital.unila.edu.br/i-mostra-de-design-e-audiovisual-das-universidades-federais/
Fonte: Cogecom/Andifes.
Texto: Cogecom/Andifes e Fernanda Barbosa, em colaboração com Michelle Carneiro.