Por Gabriela Lessa (*)
O Câmpus Campos dos Goytacazes (CCG/UFRRJ) realizou, em 29 de março, o 1º Dia de Campo da Pitaya. O evento ocorreu nas instalações do câmpus e permitiu que os participantes pudessem conhecer de perto como funciona o processo de implantação e cultivo da pitaya, fruta nativa da América Central e México.
O Dia de Campo foi dividido em duas etapas. A primeira teve abordagem teórica, apresentando a cultura da pitaya e sua adaptação às condições de clima e solo da região. E ainda os benefícios de seu cultivo, já que essa cultura responde bem à baixa distribuição de chuva.
A segunda etapa foi no campo, onde os participantes tiveram contato com o pomar instalado no CCG. Foram organizadas três estações demonstrativas no local, cada uma com apresentações e orientações sobre temas relacionados ao manejo comercial e de variedades, melhoramento genético, sistemas de produção e pragas.
O evento contou com a presença de produtores rurais e técnicos agrícolas, alcançando o total de 50 participantes. Com o objetivo de compartilhar a pesquisa sobre a cultura da pitaya e, consequentemente, expandir a sua implantação na região, o Dia de Campo obteve um resultado muito satisfatório.
“Após três anos de trabalho e preparação para a implantação da cultura da pitaya na região, o primeiro evento obteve um público que supriu as expectativas”, disse o coordenador do projeto, Gustavo Cardoso. “Enxergamos o projeto com grande potencial de expansão regional. O retorno dos produtores foi muito positivo e há expectativa de que sejam instaladas novas unidades de produção em diferentes localidades de Campos e municípios vizinho”.
(*) Estagiária de Jornalismo do CCG/UFRRJ