O Câmpus de Campos dos Goytacazes (CCG/UFRRJ) iniciou, em 2 de março, seu primeiro curso de pós-graduação: a especialização “Tecnologia de Produção e Usos da Cana-de-açúcar”. A aula inaugural foi ministrada pelo professor Hermann P. Hoffman (UFSCar), coordenador geral da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), da qual o CCG faz parte.
A palesta do prof. Hermann teve como tema “Cana-de-açúcar: uma visão geral e perspectivas”. Foram abordados aspectos gerais da cultura, como a origem, principais países produtores e condições de produção no Brasil, além das perspectivas para o setor sucroenergético no país.
“O curso abrangerá toda a cadeia de produção da cana-de-açúcar, desde o planejamento até a comercialização dos produtos, com enfoque diferenciado na pequena produção. Será destacada ainda a produção orgânica e a sua utilização para a alimentação animal, contribuindo para formação do profissional em diferentes realidades de produção”, disse o coordenador do curso, Willian Pereira.
O curso conta com alunos de perfis variados, com formação em áreas distintas como agronomia, zootecnia, veterinária e engenharia florestal, de diferentes localidades dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A inauguração foi aberta para toda a comunidade e contou com a presença do vice-reitor da UFRRJ, professor Luiz Carlos de Oliveira Lima; o diretor do CCG, Jair Felipe Garcia Pereira Ramalho; o presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), Tito Inojosa; o presidente do sindicato Rural de Campos, Ronaldo Bartholomeu dos Santos Junior; e o coordenador do curso, Willian Pereira.
Por Gabriela Lessa, estagiária de jornalismo (CCG/UFRRJ)