Com grande experiência na pesquisa com a cultura da cana-de-açúcar e difusão de tecnologias para o setor sucroenegético, o Câmpus Campos dos Goytacazes (CCG) da UFRRJ, está com inscrições abertas para o curso de especialização em Tecnologia de Produção e Usos da Cana-de-açúcar. O curso abrangerá toda a cadeia de produção da cana-de-açúcar, desde o planejamento da produção até a comercialização dos produtos. Terá também um enfoque diferenciado na pequena produção da cana-de-açúcar, com destaque para a produção orgânica e a sua utilização para a alimentação animal.
O objetivo da especialização será formar profissionais capazes de intervir eficientemente em cada etapa da cadeia de produção da cana-de-açúcar, passando pela compreensão do contexto tecnológico onde estão inseridos, integrando as variáveis do sistema de produção e considerando o meio ambiente e a segurança dos trabalhadores. Dessa forma, a abordagem abrangente e diversificada do curso visa a formação de profissionais preparados para atuar nas diferentes realidades de produção, trazendo significativa contribuição regional.
As incrições para o curso de Especialização em Tecnologia da Produção e Usos da Cana-de-açúcar” estarão abertas até o dia 22 de dezembro de 2017 e serão feitas exclusivamente via internet, através do site: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=L. O início das aulas está previsto para o dia 02 de março de 2018 no CCG.
Mais informações poderão ser obtidas no site do curso: http://campuscg.ufrrj.br/pos-graduacao.
Sobre o CCG
O CCG da UFRRJ foi criado em 1991, com a transferência da estação experimental do antigo PLANALSUCAR para a UFRRJ. O CCG assumiu a responsabilidade pela continuidade dos trabalhos de pesquisa com a cana-de-açúcar nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e nas regiões nordeste de Minas Gerais e sul da Bahia.
A equipe do PLANALSUCAR e posteriormente do CCG gerou e difundiu inúmeras inovações tecnológicas para o setor sucroenergético, dentre as quais merecem ser destacadas: liberação de 9 variedades de cana-de-açúcar; Implantação do controle biológico da broca e da cigarrinha da cana-de-açúcar; Determinação de curvas de calibração de P e K para recomendação de fertilizantes; Racionalização do uso de Nitrogênio; Determinação de doses ideais para o uso agrícola da vinhaça; Adaptação de técnicas para culturas consorciadas com cana-de-açúcar; Caracterização dos solos para fins de irrigação; Determinação econômica de sistemas de irrigação; Aperfeiçoamento dos sistemas de preparo do solo e tratos culturais; Racionalização do uso de herbicidas; Coordenação da implantação do sistema de pagamento de cana pelo teor de sacarose; formulação de preços da cana-de-açúcar e produtos.
Atualmente o CCG integra, juntamente com mais 10 universidades federais, a RIDESA (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético). Hoje os cultivares de sigla RB, desenvolvidos pela RIDESA, estão sendo cultivados em mais de 60% da área cultivada com cana-de-açúcar no país, chegando em algumas regiões a representar até 70%.
Por Willian Pereira.