Em 1962, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recebeu no câmpus de Seropédica um grupo de voluntários da organização U.S. Peace Corps para aulas de Língua Portuguesa. Um dos integrantes era Juan E. Rosario-Rivera, hoje catedrático aposentado do Departamento de Educação da Universidade de Porto Rico (UPR).
Rosario-Rivera entrou em contato com a Coordenadoria de Comunicação da UFRRJ para compartilhar fotografias e contar como se deu o treinamento. “No grupo havia 55 voluntários que, divididos em quatro grupos, tiveram na UFRRJ a última fase do treinamento em Língua Portuguesa. Todas as professoras eram brasileiras e participaram do projeto desde a primeira parte do treinamento, ainda em Washington, DC”, afirmou.
As fotografias foram feitas com uma câmara fotográfica Kodak Fiesta por Juan E. Rosario-Rivera e outros voluntários. Confira na galeria a seguir:
Após a conclusão do treinamento no Rio de Janeiro, Rosario-Rivera informou que os voluntários foram designados para diversas capitais de estados brasileiros. “Eu fui para Belo Horizonte-MG junto com a voluntária Esther Diaz. Fomos designados ao escritório da Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR), na cidade de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, onde ficamos desde julho de 1962 até dezembro de 1963”.
Você conhece as pessoas nas fotografias? Gostaria de compartilhar imagens históricas da Universidade? Escreva para nós! Envie um e-mail para comunicacao@ufrrj.br
CCS/UFRRJ, com informações de Juan E. Rosario-Rivera.