Produzida de forma remota, a publicação reúne registros de imagens e informações relevantes sobre a avifauna silvestre que habita no câmpus.
Com 60 hectares de extensão, o câmpus do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR/UFRRJ) é lar de uma grande variedade de animais e plantas. Lançado em junho deste ano, o catálogo “Aves do CTUR” apresenta 30 diferentes espécies de aves que vivem nos arredores do colégio. Além de fotografias, a publicação também traz informações relevantes sobre cada ave como, por exemplo, os hábitos alimentares, as características e a distribuição geográfica.
Produzido de forma remota durante o atual período de isolamento social, o catálogo é um projeto derivado do programa de iniciação científica “Birdwatching – Pássaro Livre”, que trabalha a educação ambiental através da observação de aves silvestres.
Os registros das espécies – feitos ao longo dos anos de 2018 e 2019 – são de autoria do biólogo Cesar Francischetti e de Karine Resende, aluna egressa do curso Técnico em Meio Ambiente e antiga bolsista do programa. O projeto final ainda contou com a colaboração do geógrafo Alexandre Miranda, do biólogo Jovani Monteiro (revisor técnico) e de Allan Iacone (revisor ortográfico).
“A publicação tem como objetivo despertar o público do CTUR para a diversidade biológica existente no câmpus e para a observação de aves em seu habitat natural, atitude importante quando se considera a cultura da criação, na maioria da vezes ilegal, de aves silvestres em cativeiro”, explica Alex Iacone, coordenador do curso Técnico em Meio Ambiente e professor responsável pelo projeto.
Acesse o “Aves do CTUR” na íntegra clicando aqui.
Por João Gabriel Castro, estagiário da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Fotos: Cesar Francischetti e Karine Resende