Demorou, mas a espera valeu a pena. Após 10 anos e muitas buscas por financiamento, em 6 de agosto, foi inaugurada a Estação Meteorológica no câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ. A histórica iniciativa partiu do curso de Geografia do Instituto Multidisciplinar (IM) e tornará possível o monitoramento das condições climáticas, no auxílio às pesquisas afins na Baixada Fluminense e no subsídio à realização de aulas práticas no curso de graduação e pós-graduação em Geografia.
A implantação da Estação Meteorológica no câmpus Nova Iguaçu da Universidade Rural é fruto da pesquisa do pós-doutorado da professora Cristiane Cardoso e do financiamento via Fundação de Apoio a Pesquisa do Rio de Janeiro (APQ1) do projeto “O clima e o ensino de Geografia: novas possibilidades para entender a realidade vivida”.
De acordo com a professora Cristiane Cardoso, o equipamento recém-instalado vai integrar a estrutura do Lamepe (Laboratório Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRRJ), e do Laboratório em Construção – ClimaEnGeo (Laboratório de Climatologia e Ensino de Geografia). A professora do curso de Geografia do IM assinalou também que a Estação Meteorológica vai propiciar o monitoramento dos dados do tempo, ajudando na compreensão da dinâmica climática da região. Além destes fatores, a estação facilitará a análise das diferentes formas de ocupação do espaço, fundamentais para se tentar minimizar as consequências dos problemas socioambientais atuais.
Outro objetivo destacado pela professora Cristiane Cardoso é a difusão dos conhecimentos teóricos e práticos a respeito do clima e suas manifestações, bem como identificar a percepção da população acerca desses fenômenos. Os boletins emitidos pela Estação Meteorológica vão também respaldar a produção de materiais, que ajudarão os professores em sala de aula nas abordagens sobre as diversas catástrofes climáticas (alagamentos, enchentes, estiagens) que periodicamente assolam a nossa região. A ideia, segundo ela, é a busca do aperfeiçoamento formativo do professor de Geografia na área de Climatologia e o novo equipamento ajudará nesse processo.
Estiveram presentes na inauguração da Estação Meteorológica o diretor do IM, professor Paulo Cosme de Oliveira, o servidor do câmpus Nova Iguaçu Daniel Ribeiro, os alunos Lucas Gabriel Lourenço Borges e Thaís Ferreira Martins de Jesus e os professores do curso de Geografia da Rural Cristiane Cardoso, Edileuza Dias de Queiroz e Clézio dos Santos (foto). Presente também à inauguração a ex-estudante de graduação e mestrado da UFRRJ, Mariana Oliveira da Costa, que representou a Defesa Civil de Nova Iguaçu.
Jardim O Pequeno Tinguá
Uma ação simbólica de compromisso da UFRRJ com a preservação do meio ambiente. Foi com essa intenção que, no último dia 13 de agosto, realizou-se um plantio de árvores nativas da Mata Atlântica no Instituto Multidisciplinar (IM), câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ. O local foi batizado de “Jardim O Pequeno Tinguá”, uma singela homenagem da Universidade Rural à Reserva Biológica do Tinguá, uma área florestal localizada em grande parte nos limites de Nova Iguaçu.
O plantio contemplou 10 árvores de diferentes espécies e foi prestigiado pela presença do Reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, tendo sido uma iniciativa planejada, concebida e implementada pelo Diretor do IM, professor Paulo Cosme de Oliveira, com a ajuda do jornalista Ricardo Portugal, assessor de comunicação do instituto.
Leia a notícia completa no Portal do Câmpus de Nova Iguaçu em: http://www.ni.ufrrj.br/instituto-multidisciplinar-da-ufrrj-realiza-plantio-de-arvores-em-homenagem-a-reserva-do-tingua/
Imagens: Divulgação e Ricardo Portugal
Texto: Ricardo Portugal – Assessoria de Imprensa e Comunicação do IM/UFRRJ