Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Bolsistas da Coordenadoria de Comunicação visitam a BBC Brasil
Bolsistas da Coordenadoria de Comunicação visitam a BBC Brasil
Estagiários da CCS visitam a BBC Brasil, em São Paulo.
Ouvir outras experiências. Foi o que fizeram os bolsistas da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFRRJ, Bruna Somma, Beatriz Rodrigues e Rômulo Norback, ao visitarem a redação da British Broadcasting Corporation (BBC), em São Paulo, no dia 8 de setembro. O interesse surgiu após os discentes iniciarem a produção audiovisual dentro das perspectivas de comunicação pública e institucional para o canal oficial da instituição no Youtube.
Os programas Rural Notícia e Rural em Minutos, além da série O que você faz?, são pioneiros na comunicação da Administração Central da UFRRJ e estão sendo produzidos pelos estudantes, sob orientação da Coordenadoria de Comunicação Social. A iniciativa foi do estagiário Rômulo Norback, no início de 2016, que possui afinidades com a prática do telejornalismo.
– Pra mim, é gratificante poder devolver para sociedade brasileira, através da produção audiovisual, o conhecimento que recebo na sala de aula, uma vez que se trata de uma universidade pública e mantida com impostos pagos pela população. Existem limitações estruturais para fazer vídeos, porém, defendo que devemos valorizar e melhorar o que é nosso. A visita que fizemos à BBC Brasil me ajudou a refletir sobre a nossa prática aqui na coordenadoria. Ouvir a experiência do editor foi um incentivo para fazer o melhor para a nossa universidade – declarou Rômulo.
Beatriz Rodrigues, estagiária da CCS e aluna do 6º período de Jornalismo da UFRRJ, conta sobre a experiência da visita a uma empresa de mídia pública:
— Foi uma experiência diferente, até porque a BBC tem um jornalismo diferente do que é feito aqui no Brasil. É uma mídia pública, então eles têm ideais diferentes. Lá nós aprendemos mais sobre como elaborar matérias, também aprendemos um pouco sobre como envolver várias áreas em um mesmo veículo, foi uma experiência engrandecedora. Ter um contato com um jornalismo diferenciado e abrir mais nossos horizontes sobre como trabalhar e como pôr em prática a tarefa do jornalista.
Já Bruna Somma, também do 6º período de Jornalismo da UFRRJ, falou um pouco sobre como a visita foi importante para ela como discente:
— Visitar a BBC foi muito enriquecedor. Foi o exemplo mais claro, na prática, do que os professores falam para nós em sala de aula de como é fazer um bom jornalismo. Eu já tive a experiência de visitar algumas redações e posso dizer que lá foi o melhor exemplo desse bom jornalismo que a gente aprende em sala de aula. Então, foi realmente uma aula estar lá com o Caio (editor da BBC Brasil) e tivemos a oportunidade de conversar com outros jornalistas. Achei interessante que eles tentam fazer a matéria ouvindo os dois lados, tomam cuidado com o uso das palavras, por exemplo, eles não usam a palavra “terrorista”, e sim, “extremista”. Eles são muito engajados, tentam equilibrar as pautas, as fontes e realmente fazer um jornalismo bom e que sirva para a sociedade de uma maneira positiva. Então foi muito legal a experiência, eu saí de lá muito feliz e com esperança de que é possível ainda fazer um bom jornalismo.
O editor da BBC Brasil Caio Quero falou um pouco sobre como foi receber os estudantes:
— Foi uma experiência prazerosa poder mostrar um pouco do que é feito aqui, e é bacana ver que tem gente tão jovem pensando o jornalismo de uma forma diferente e tão empolgados com a profissão.
Atualmente a UFRRJ conta com os programas audiovisuais experimentais Rural em Minutos, que oferece informações aprofundadas sobre as pautas dentro do limite máximo de 6 minutos, o Rural Notícia, um boletim que divulga as informações de forma mais curta e apresenta as reportagens que são destaques no portal e no informativo impresso Rural Semanal, além de eventos que vão acontecer na universidade, e a série O que você faz?, que fala da relevância do serviço público na voz de servidores da UFRRJ – todos divulgados em seu canal oficial no Youtube: https://www.youtube.com/user/universidaderural