Estudantes apresentam pesquisas em sessão de apresentação oral

Alunos de Farmácia e Medicina Veterinária reuniram-se, na quinta-feira (13), na Sala Multimídia da Biblioteca Central para realizar apresentações orais. Os trabalhos expostos foram avaliados por professores do Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF), do Instituto de Biologia. A sessão de apresentação durou duas horas e contou com a contribuição de outros alunos, que opinaram sobre as propostas apresentadas por seus colegas.
O estudante Emerson Lopes, do curso de Medicina Veterinária, reinventou um modelo de teste em camundongos Swiss Webster com seu trabalho “Treinamento em escada inclinada com uso de vestimenta: um modelo eficaz para induzir ganhos de força e hipertrofia em camundongos”. O exemplo original era limitado a ratos e fazia uso de carga pesada, anexada à cauda deles. O objetivo da atividade, segundo Emerson, era acabar com a exclusividade dos ratos e tornar o exercício menos agressivo para os animais submetidos a ele.
O aluno Fernando da Silveira, também de Medicina Veterinária, compartilhou sua pesquisa “Comportamento semelhante ao autismo em prole camundongo Swiss adulto é promovido pela exposição paterna: pré-concepção ao esteroide anabolizante”. O estudo analisou como certas ações de filhotes camundongos lembravam comportamentos do grau 3 de suporte do Transtorno do Espectro Autista. Fernando incentivou os acadêmicos presentes no local a discutirem o tema abordado ao fim de sua apresentação.











Texto: Luísa Belmont, estudante de Jornalismo.
Fotos: Lucas Moraes e Luísa Belmont, estudantes de Jornalismo.
Orientação: Sandra Garcia, professora do Departamento de Letras e Comunicação.
Publicação: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista de Jornalismo da PROPPG/CCS.