Em 2 de setembro, foi publicado um artigo sobre a história e as produções artísticas da pintora portuguesa Maria Helena Vieira da Silva, enquanto morou no Rio de Janeiro durante a Segunda Guerra Mundial. O texto foi escrito pela historiadora de arte portuguesa Helena de Gubernatis para o blog Terapia Política – no qual o professor da UFRRJ Cesar Guedes participa como colaborador e integrante do conselho editorial. Guedes é docente do Programa de Pós-Graduação Binacional em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA/UFRRJ).
Durante a sua estadia no Rio de Janeiro, a pintora portuguesa pôde conhecer Heitor Grillo, diretor da antiga Escola Nacional de Agricultura – agora, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Entre suas obras mais populares, destacam-se quadros e azulejos presentes no câmpus Seropédica até os dias atuais. Nas palavras da historiadora Helena Gubernatis, “trata-se de um conjunto de oito peças figurativas, a maior das quais, ao centro, representa duas meninas colhendo frutos de uma laranjeira, motivo alusivo à árvore do conhecimento, que tem sido fonte de inspiração para várias gerações de estudantes”.
Os painéis de azulejos pintados do antigo salão de refeições da Escola de Agronomia compõem um dos itens do conjunto arquitetônico da UFRRJ, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).
Para ler o artigo completo, acesse: Pincéis Comunicantes – Terapia Politica
Para conhecer mais da arquitetura histórica da UFRRJ, acesse: Arquitetura e Paisagismo da UFRRJ
Texto: Yasmin Alves, bolsista de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)
Supervisão e edição: João Henrique Oliveira (CCS/UFRRJ)
Sugestão e informações: PPGCTIA/UFRRJ