Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Aula Magna de Malvina Tuttmann movimenta início do período letivo
Aula Magna de Malvina Tuttmann movimenta início do período letivo
Na mesa Roberto Lelis, Lígia Machado, Nídia Majerowicz e Malvina Tuttmann (Kleber Costa)
Aconteceu na última terça-feira (1º), no Auditório Gustavo Dutra, o Gustavão, do Câmpus Seropédica da Rural, às 10h e às 18h as Aulas Magnas que marcaram o início do período letivo na Instituição. Sob organização da Reitoria e da Pró-Reitoria de Graduação, o evento trouxe surpresas e motivações aos novos alunos, e antigos, que ainda se encantam com o período de recepção dos calouros. E dessa vez não foi diferente.
À noite a mesa foi composta pelos pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, professor Roberto Carlos Costa Lelis; de Graduação, Lígia Machado; de Assuntos Financeiros, Nidia Majerowicz; e por Malvina Tuttmann (Unirio), doutora em educação e convidada para ministrar a Aula Magna das 18h.
Lígia Machado enfatizou a necessidade de entender a educação como componente necessário para a transformação social e a partir daí celebrou o início de mais um período noturno, tão necessário para a inclusão acadêmica dos indivíduos já inseridos no mercado de trabalho, como havia comentado anteriormente Nidia Majerowicz. Já Roberto Lelis confessou ver a Universidade como um lugar de descobertas e amadurecimento pessoal e acadêmico.
Cheia de descontração Malvina Tuttmann conduziu a aula como quem sabe o que faz após 47 anos na educação (Letycia Nascimento)
Na sequência, iniciou-se a Aula Magna de Malvina Tuttman, professora há 47 anos, que levou seu tempo de fala com muita leveza e descontração, apresentando aos presentes suas posições a respeito do compromisso social da Instituição, grande responsável pela transformação da sociedade:
“As instituições acadêmicas são primordiais para a transformação da estrutura social”.
Para ela, passar o conhecimento aos que mais precisam é algo que não pode sair nunca das bases fundamentais de uma universidade. Malvina enfatizou ainda que é preciso lutar para que as crianças de hoje, jovens e adultos do futuro, conquistem a vitória de obter habilidades para além das adquiridas em seus cotidianos cheios de desafios.
A professora falou também sobre a criação de uma universidade pelos movimentos sociais, onde o conhecimento científico não é o único a ser passado aos estudantes, mas que tem o compromisso em formar agentes com consciência social e luta para superar os obstáculos.
Malvina Tuttmann concluiu sua exposição citando Carlos Drummond de Andrade, quando o poeta diz “Da importância de estarmos juntos, mas de estarmos juntos de mãos dadas”. Logo após, a noite se estendeu por mais 30 minutos de debates e interação com o público presente.