Palestra, exercício físico, medida da glicemia, medida da pressão arterial, distribuição de material educativo e avaliação física aprofundada de idosos de Seropédica. Estas foram apenas algumas das atividades organizadas e realizadas pelo Programa de Educação pelo Trabalho (PET) para Saúde da UFRRJ, financiado por meio de bolsas do Ministério da Saúde. Este tipo de ação tem o objetivo de, através da extensão universitária, provocar mudanças significativas na vida da comunidade que cerca a nossa Universidade.
As ações descritas acima foram realizadas na última quarta-feira, 14/12, pelo grupo que atua especialmente na área de doenças crônicas, coordenado pela professora Luciana Brito e sob a tutoria do professor Rodrigo Lema. O grupo é composto ainda por estudantes e preceptores/as de Farmácia e de Educação Física. Os idosos, oriundos de diversos bairros de Seropédica, além de participar do projeto, tiveram a oportunidade de conhecer a Rural e de compartilhar um saudável café da manhã. E, como na Rural não se faz nada sozinho, participaram, também, estudantes voluntários/as do projeto e outros/as pontualmente convidados para a atividade.
Para a coordenadora geral do PET Saúde, professora Jaqueline Rocha, este tipo de ação é uma oportunidade de crescimento para todos os participantes, tanto os que trabalham como os que recebem as ações: “A percepção de realização foi relatada pelos/as estudantes, professores/as, preceptores/as e os/as idosos/as. Foi uma atividade gratificante”.
Para que a ação de apoio aos idosos ocorresse de forma organizada e pontual, foi necessário uma ação coordenada de algumas áreas. Portanto, os integrantes do projeto agradecem especialmente ao Departamento de Esporte e Lazer da Pró-reitoria de Extensão (Proext), pelo apoio com o espaço físico; à Associação dos Docentes da Rural (Adur) por viabilizar o transporte dos/as idosos/as; e ao laboratório do Departamento de Educação Física (LabFormus), que viabilizou a avaliação física.
Informação é a melhor forma de prevenção
Outra ação importante do PET Saúde ocorreu na última segunda-feira, 19/12. O grupo responsável pelo tema Gestão e Atenção à Saúde voltadas à pandemia de COVID-19, coordenado pelo professor Luciano Alonso, sob a tutoria do professor Aureliano Lopes da Silva Júnior, esteve no Núcleo da Melhor Idade do Parque Jacimar, bairro de Seropédica, também com atividade voltada ao público idoso. A ação teve como principal objetivo levar informação útil e correta, considerando que há muitas notícias falsas em circulação. Foi realizada roda de conversa sobre sintomas gripais, cuidados e prevenção da gripe, de COVID-19 e, também, a importância da vacinação.
De acordo com a professora Jaqueline Rocha, os idosos presentes na atividade foram bastante participativos. “Eles relataram muitas experiências e participaram com várias perguntas. Essas atividades sinalizam a importância da existência de programas e projetos permanentes em saúde, nos quais a construção interprofissional é requerida, para fortalecer o elo ensino-serviço-comunidade”, destacou a coordenadora geral do PET Saúde. Cerca de 50 idosos foram beneficiados com as duas ações do PET Saúde. A expectativa é que, de alguma forma, as informações compartilhadas com os participantes dos Núcleos da Melhor Idade sejam multiplicadas por eles com outras pessoas da comunidade.
Para completar a dinâmica da ação com os idosos, o grupo de trabalho também levou dois cães que auxiliaram bastante na interação e no acolhimento. Os animais são oriundos de outro projeto com atuação permanente da UFRRJ, o Acolhimento e Monitoramento Animal (AMA).
Para mais informações e acompanhamento das atividades do PET Saúde, acesse no Instagram: @petsaudeufrrj.