Com o intuito de facilitar a integração de ingressantes da graduação e apresentá-los ao ambiente acadêmico, veteranos dão as boas-vindas e deixam a sua marca no primeiro contato com os novos alunos. Nesta semana, os câmpus da UFRRJ sediam diversas atividades de integração entre calouros e veteranos. A acolhida é marcada por criatividade, espontaneidade e entrosamento, com dinâmicas e brincadeiras que garantem uma tradição marcante na mudança de etapa de muitos jovens. Nela, os discentes têm a oportunidade de ouvirem alunos já habituados com a Universidade, conhecer seus novos colegas de turma, professores e, muitas vezes, fazerem um tour pelo câmpus.
O início da trajetória acadêmica requer boas-vindas. Julia Siqueira, ingressante do curso de Psicologia 2019.2, em meio a animação e preocupação com a caminhada que se inicia, elogiou a recepção feita por seus veteranos: “A recepção foi muito boa, o pessoal é muito simpático!”. A turma acabava de ter uma roda de conversa, seguida de uma foto grupal do símbolo do tridente – o brasão do curso de Psicologia e, posteriormente, um passeio pela universidade.
Lilian Figueira, caloura de Agronomia 2019.2, conta que sua primeira vez no câmpus foi no dia de matrícula. A partir dali teve a convicção da grandiosidade do lugar, mas acredita que a experiência de pertencer à instituição será muito boa e interessante – assim como passou a ser desde o período de matrícula. Em conversa com Lilian, a amiga Mônica, “vóterana” de Ciências Agrícolas, é positiva na recomendação e incentivo para ela: “Não surta e aproveita a experiência!”.
Por Isabella Cabral, bolsista da Equipe de Comunicação da Prograd