No último mês de novembro, o Instituto de Zootecnia da UFRRJ conduziu dois eventos de extensão que, juntos, reuniram aproximadamente 100 participantes, dentre eles, alunos dos cursos de Ciências Agrárias e produtores locais.
No dia 11 de novembro, ocorreu o 1º Dia de Campo do Setor de Caprinocultura da UFRRJ. O evento foi realizado por professores do IZ e do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e contou com o apoio do Diretório Acadêmico de Zootecnia e do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Pequenos Ruminantes (GEPER). O dia de campo foi composto por oficinas com objetivo de realizar transferência de tecnologia sobre sistemas de produção de caprinos.
Já no dia 26 de novembro, foi a vez do 1º Dia de Campo no Setor de Aquicultura Continental da UFRRJ. O evento teve a presença de piscicultores, ranicultores, carcinicultores, instituições públicas de fomento e fiscalização da atividade e a comunidade acadêmica/científica. O dia foi repleto de palestras com o objetivo de aproximar os diferentes elos do setor, com temas atuais e tendências de mercado, ampliar o networking técnico, acadêmico e comercial, além das capacitações com os minicursos. O sucesso deste encontro garantiu na agenda da instituição e do setor o próximo dia de campo em 2023. O evento foi idealizado pelo Grupo de Estudos em Piscicultura (GEP_ UFRRJ), coordenado pelos professores Marcia Bussons e Leonardo Rocha.
Ambos os eventos contaram com o total apoio da coordenadoria de Produção Integrada ao Ensino, Pesquisa e Extensão, coordenada pelo servidor técnico Túlio Reis.
As palestras de ambos os eventos podem ser acessadas pelos QR Code ou links a seguir:
1º Dia de Campo no Setor de Caprinocultura da UFRRJ:
1º Dia de Campo de Aquicultura no Setor de Aquicultura Continental da UFRRJ:
https://www.youtube.com/@saquicon
Manual de Licenciamento de Piscicultura para o Estado do Rio de Janeiro – material idealizado para piscicultores e técnicos sobre a legalização de uma piscicultura;
Podcast semanal “RuralTalk”, podcast para apresentar os setores dos cursos de Ciências Agrárias da UFRRJ para a sociedade.