O livro ‘Desmonte e reconfiguração de políticas públicas (2016-2022)’, lançado nesta segunda-feira (12/6), foi destaque no blog ‘Gestão, Política & Sociedade’, do jornal ‘O Estado de São Paulo’. O texto foi escrito pelos organizadores da coletânea, que conta com a colaboração dos pesquisadores Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (Oppa), ligado ao do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ). O capítulo sobre o desmonte das políticas de agricultura familiar foi escrito por Sergio Leite, Claudia Schmitt, Catia Grisa, Marcos Silva, Silvia Zimmermann e Yamira Barbosa.
“A pesquisa revelou que os processos de desmonte de políticas iniciaram-se em 2016, após o impeachment presidencial, em um contexto de austeridade fiscal e mudança na orientação programática do governo”, escrevem os organizadores. “Os impactos do impeachment não se limitaram aos aspectos administrativos e fiscais, mas também resultaram em uma queda na qualidade da democracia no Brasil, conforme indicadores do projeto Variedades da Democracia (V-Dem). A intensificação do desmonte e do retrocesso democrático ocorreu a partir de 2018, com a eleição do presidente Jair Bolsonaro, considerado um líder populista reacionário.”
Para ler o artigo na íntegra, acesse https://www.estadao.com.br/politica/gestao-politica-e-sociedade/politicas-publicas-no-brasil-recente-um-retrato-do-retrocesso-e-os-desafios-para-a-reconstrucao/
Já a coletânea pode ser baixada gratuitamente em https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11939