A arquiteta e urbanista Yasmim Melo, recém-formada pela UFRRJ, desenvolveu um projeto com foco na mobilidade urbana, visando à reestruturação da estação ferroviária em Comendador Soares, no município de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. Com orientação do professor Humberto Kzure-Cerquera (Departamento de Arquitetura e Urbanismo/IT/UFRRJ), seu Trabalho de Conclusão de Curso “Conexões 21 – Integração Urbana” foi apresentado em exibições promovidas pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ) e pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro(CAU/RJ). Em dezembro passado, o IAB/RJ expôs o projeto de Yasmin no evento “Arquiteto do Amanhã”. Já a CAU/RJ selecionou a proposta da arquiteta para figurar entre os 20 projetos em exibição na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), no Flamengo, Rio de Janeiro.
“O trabalho de Yasmin é muito relevante para as urgentes melhorias da mobilidade na Baixada Fluminense”, comentou o professor Kzure-Cerquera. “Trata-se de um novo desenho urbano para o entorno da estação, com a finalidade de promover uma melhor integração entre modais (trem e ônibus), além de vislumbrar o equilíbrio socioambiental, a qualificação dos usos e a dinamização da economia local”.
A docente Ana Luiza Gambardella, vice-coordenadora de Arquitetura e Urbanismo da Rural, também parabenizou a discente, em nome do curso, “pelo belíssimo trabalho”.
“A exibição não apenas enriqueceu o evento, mas também contribuiu para os debates sobre o desenvolvimento e aprimoramento dos serviços de transporte na região metropolitana do Rio de Janeiro”, afirmou a professora.
Veja, na galeria abaixo, detalhes do projeto de Yasmim Melo.
(Edição: CCS/UFRRJ, com informações e imagens da coordenação de Arquitetura e Urbanismo e do professor Humberto Kzure-Cerquera)