Pela primeira vez em sua história, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) tem uma Política de Comunicação, um verdadeiro marco para a Instituição.
No último dia 30 de outubro, o Conselho Universitário (Consu), em sua 429ª Reunião Ordinária, aprovou, por unanimidade, o texto do documento apresentado aos conselheiros. A relatoria coube à atual coordenadora de Comunicação Social da UFRRJ, a servidora técnica jornalista Fernanda Barbosa.
Fernanda relatou aos conselheiros os detalhes do processo de discussão, criação e submissão da minuta da Política de Comunicação ao crivo da comunidade universitária.
A criação da Política de Comunicação institucional foi inserida como um dos objetivos do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRRJ para o quinquênio 2023-2027. Todo o processo durou 1 ano e 7 meses (de março/24 até outubro/25), iniciando pela criação do Grupo de Trabalho que conduziu todas as etapas listadas abaixo:
Os detalhes de todas as etapas também podem ser acompanhados na plataforma ForPDI do governo federal, que auxilia as instituições da Rede Federal de Educação a elaborar, gerenciar e acompanhar seus Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Destaques
Em sua relatoria, Fernanda destacou alguns aspectos-chave da Política de Comunicação, como o conceito emprestado da Política de Comunicação do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), chamado de “Agente de Comunicação”.
Esses agentes são servidores da Instituição com matrícula SIAPE ativa que gerenciam redes sociais e websites institucionais setoriais. Eles serão cadastrados pela Coordenadoria de Comunicação Social e deverão zelar igualmente pela coerência interna e integridade da imagem institucional, recebendo as diretrizes institucionais de forma mais assertiva.
“A ideia é mantermos um cadastro na CCS de todos esses servidores que já atuam setorialmente inserindo conteúdo e administrando as redes sociais e os websites institucionais para que possamos ter um canal de conversa direto com eles, orientando quanto a diretrizes de comunicação de origem interna e externa, visto que fazemos parte do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom), o qual emite e se submete a muitas normativas que precisam ser observadas internamente por todos”, explicou a coordenadora.
O documento, cujo texto recebeu elogios do vice-reitor César Da Ros e de conselheiros presentes à reunião, foi aprovado por unanimidade.
Após aprovação, a próxima etapa será a ampla divulgação das diretrizes da Política de Comunicação para a comunidade universitária e a criação de manuais que servirão como guias, como o Manual de Redes Sociais e o Manual de Divulgação Científica.
Serviço
A Política de Comunicação é um documento que contém diretrizes para a comunicação institucional da UFRRJ.
Acesse abaixo a Política de Comunicação da UFRRJ, aprovada em 30 de outubro de 2025, pela Deliberação nº nº541/2025.
>>> Tem alguma dúvida ou sugestão sobre a comunicação da UFRRJ? Envie para comunicacao@ufrrj.br
A construção da Política de Comunicação foi conduzida pelo Grupo de Trabalho formado pela Portaria nº 1233/2024 – GABREI. Grupo de Trabalho composto por Alessandra Pinto de Carvalho, docente da UFRRJ; Cristiane Venancio de Oliveira Martins, docente da UFRRJ; João Henrique de Castro de Oliveira, servidor técnico jornalista da UFRRJ; Michelle da Costa Pereira Carneiro, servidora técnica jornalista da UFRRJ; e Fernanda da Cunha Barbosa, coordenadora de Comunicação Social da UFRRJ, servidora técnica jornalista da UFRRJ e coordenadora do GT.
A Política de Comunicação foi elaborada com a participação de alunos, servidores, terceirizados e gestores que participaram da consulta pública do texto.
08/07/2025 – UFRRJ realiza audiência sobre Política de Comunicação e recebe contribuições da comunidade até 26/8
24/06/2025 – Saiba como contribuir com a Política de Comunicação da UFRRJ
02/06/2025 – Convite para a audiência pública sobre a Política de Comunicação da UFRRJ
19/03/2024 – UFRRJ inicia debates sobre a Política de Comunicação da Universidade