Mostra acadêmica da UFRRJ apresenta pesquisas em Química e novas abordagens científicas

O auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recebeu na manhã de quinta-feira, 13/11, estudantes da instituição para a apresentação de pesquisas e trabalhos acadêmicos. A mostra das áreas de Ciências Exatas e da Terra, com foco em Química, teve início às 10h e contou com seis apresentações abordando diferentes temas da área.
Para abrir a exposição, o aluno de Química Industrial, Talyson Henrique da Silva, exibiu o trabalho “Síntese e Avaliação da Atividade Fotoprotetora de Chalconas”. A pesquisa destacou o potencial das chalconas, que são compostos químicos naturais ou sintéticos que pertencem à classe dos flavonoides, encontrados em algumas plantas, como agentes de proteção solar em formulações químicas.
Na segunda apresentação, o aluno João Vitor da Costa Silva expôs o estudo “Planejamento, Síntese e Avaliação da Atividade Antiparasitária de Novos Híbridos do Tipo Nitroimidazóis-Diarilpentanoides”. A exposição abordou a Doença de Chagas e discutiu possíveis tratamentos alternativos para o parasita causador da enfermidade.
A aluna do curso de Química, Ana Beatriz Marins Gonçalves da Rocha, apresentou a pesquisa “Comparação de Métodos de Extração e Avaliação Química de Extratos Etanólicos de Geoprópolis de Melipona Quadrifasciata Anthidioides (Mandaçaia) de Diferentes Regiões”. Ela comparou diferentes localidades para analisar a capacidade antioxidante da geoprópolis de mandaçaia.
“Diferenciação de Projéteis por Determinação Espectrofotométrica de Antimônio” foi a quarta pesquisa do dia, apresentada por Pedro Elias da Silva Lourenço, também de Química. O aluno mostrou como acontece a identificação de projéteis de arma de fogo, e analisou seus diferentes tipos.
A discente Maria Clara Silva de Morais discorreu sobre seu estudo “Desenvolvimento de Compostos Benzil-piperazino-3-amino-1,2,4-triazóis Planejados como icOX-2 e iAChE Candidatos a Protótipos Úteis na doença de Alzheimer”. Ela abordou a fisiopatologia da doença, suas principais causas e os potenciais tratamentos para os sintomas.
Para finalizar, o aluno de Medicina Veterinária, Gabriel Marques dos Santos, apresentou a pesquisa em bioquímica intitulada “Efeito de Compostos Mesoiônicos sobre as Enzimas de Resistência a Pesticidas de Cepas do Aedes aegypti Selvagens Coletados em Diversas Localidades da Baixada Fluminense, RJ”. O trabalho analisou como compostos mesoiônicos podem interferir nos mecanismos de resistência do mosquito Aedes aegypti a pesticidas, contribuindo para o entendimento da importância do controle do vetor e seus impactos na saúde pública.






Texto: Beatriz Carvalho e Bruna de Carvalho, estudantes de Jornalismo.
Fotos: Beatriz Carvalho, estudante de Jornalismo.
Orientação: Sandra Garcia, professora do Departamento de Letras e Comunicação.
Publicação: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista de Jornalismo da PROPPG/CCS.