Texto: Uli Campos Leal*
No dia 22 de novembro, alunos do curso do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (Nepe) participaram da 4º edição da mostra de atividades da disciplina no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da UFRRJ. Com público aberto, graduandos tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos para turmas de ensino médio que visitavam a Rural.
A Professora Adriana Ventura, do Departamento de Biologia Animal (DBA), explicou que o Nepe é uma atividade presente na grade dos cursos de licenciatura e destacou sua importância acadêmica e explicou sobre o processo de construção dos trabalhos dos alunos. “A gente sempre pede os materiais e métodos com aquilo que é acessível. Nada que seja fora da realidade”, contou em entrevista.
Pela terceira vez expondo, os discentes do sétimo período do curso de Ciências Biológicas, Arthur Besi, Amanda Carolina Srur e Victória Pereira, contaram sobre o processo criativo do seu trabalho. “O nosso tema é biodiversidade no tempo e no espaço geográfico. Nosso trabalho foi trazer os eventos biológicos associados a cada era geológica. Pegamos a divisão do tempo geológico e dividimos em uma visão mais superficial para deixar tudo mais didático”, explicou Arthur.
Os alunos relataram também como foi o planejamento estrutural do seu projeto, já que, a ideia era usar componentes de fácil acesso para que os professores, que estavam na visita junto com as escolas, conseguissem reproduzir em sala de aula. “Quando estamos montando um material didático debatemos todo o processo de estruturação. Pensamos na praticidade e na efetividade do trabalho”, disse Amanda Carolina.
“Nós passamos a buscar o caráter de extensão dessa atividade. E qual é a ideia? Primeiro: que o aluno seja um protagonista da sua formação; segundo: que ele se envolva no tripé que caracteriza uma universidade (ensino, pesquisa e extensão), vinculado a formação pedagógica dele”, explicou a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Nídia Majerowicz. A professora contou sobre a satisfação em ver pessoas externas à universidade interagindo com os graduandos durante as apresentações. “Temos que cada vez mais aproximar a comunidade do que nós fazemos aqui, do saber. Para que a comunidade saiba o que é a universidade”, finalizou Nídia.
Para a vice coordenadora Rosa Maria Mendes, do curso de Ciências Biológicas, as apresentações são importantes na experiência profissional dos discentes. “Agora damos uma abrangência maior tanto para o aluno que faz o Nepe, porque as pessoas da comunidade vêm olhar, como para o discente da Rural, já que ele fica realizado em ver que o seu trabalho está sendo prestigiado”, comentou a docente.
Interação com as escolas
Pela primeira vez, a professora de Biologia do Colégio Estadual Professor Antônio Raja Gabaglia, Aline Miranda, trouxe sua turma para visitar a UFRRJ durante a exposição dos alunos na Nepe. A também ex-estudante da Rural destacou a importância sobre a vinda da sua turma e como a visita aproxima o estudante do ensino médio com o meio universitário. “Procurei trazer meus alunos do segundo ano, para eles conhecerem uma universidade. Foi uma forma de terem um contato direto”, disse a professora que também comentou sobre como a exposição foi importante para seus alunos terem acesso a outros equipamentos ausentes na escola. “Eles nunca visualizam nada em microscópios e estetoscópios. Esse tipo de material não temos na escola”, finalizou.
Junto com a sua turma, Maria Eduarda Coutinho também estava visitando a Rural pela primeira vez. Animada, a estudante do ensino médio elogiou as apresentações dos alunos de Ciências Biológicas e comentou sobre qual experimento mais gostou de participar. “Elas (alunas), nos ensinaram a plantar girassóis da forma correta. Depois que fizemos tudo, elas nos deram”, disse a estudante que completou que após a visita, se interessou em cursar a graduação na Rural. “Eu me interesso muito por psicologia. Agora que sei que tem aqui, quero vir pra cá”, completou rindo.
Segundo a professora Leilane Maria Barcellos professora do Departamento de Biologia Animal, algumas escolas presentes no dia tinham se inscrito no setor de visitação da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e outras foram convidadas por e-mail. “Temos contatos, com algumas escolas, até mesmo por conta dos estágios”, detalhou a professora.
Sobre a experiência, Leilane deixa claro que a cada edição os professores e alunos buscam melhorar. “Essa é a quarta edição e desde a primeira é assim, com a gente convidando as escolas por e-mail. Nós vamos enviar um formulário para as escolas que estiveram aqui hoje para que eles possam avaliar o evento. A cada semestre nós melhoramos um pouco”, explicou.
Segundo a organização, foram cerca de 16 atividades realizadas pelo alunos de biologia, divididas em exposições, oficinas, palestras e jogos interativos. As apresentações são realizadas todo semestre e sempre estão abertas ao público.
Sobre o NEPE
De acordo com o Programa Institucional de formação de professores para educação básica da UFRRJ as Nepes são atividades acadêmicas que têm como objetivo geral a articulação dos conhecimentos das áreas específicas com a abordagem pedagógica.
Para conferir o documento completo com as definições clique aqui.
*Comunicação Proext