Encontro marca retorno gradual à presencialidade e atualização das normas de trabalhos finais de cursos na pós-graduação na UFRRJ
Depois de cinco anos realizando encontros virtuais, a Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) voltou a se reunir presencialmente na quarta-feira, 25 de junho, no câmpus Seropédica. A reunião foi realizada na Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC), localizada no terceiro andar do prédio principal (P1) da instituição.
De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), o retorno ao formato presencial será gradual, com o objetivo de fortalecer o diálogo entre os programas de pós-graduação e promover maior integração institucional. A sessão foi presidida pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor José Luis Luque, com a participação do pró-reitor adjunto, professor Leandro Dias de Oliveira.
Manual atualizado
O principal item da pauta foi a aprovação do novo Manual para elaboração dos trabalhos finais dos cursos de pós-graduação, resultado de um processo de revisão e discussão iniciado em 2024. O documento estabelece novas diretrizes para a estrutura dos trabalhos que serão defendidos pelos pós-graduandos, prevendo uma transição gradual entre o modelo vigente desde 2006 e o formato agora aprovado. A nova versão do Manual também trata, de forma geral, de temas como plágio e o uso de inteligência artificial na produção acadêmica.
Novos critérios de avaliação da Capes
Na mesma reunião, o coordenador de Pós-Graduação, professor José Lucena Barbosa Junior, apresentou as diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o presente quadriênio de avaliação dos Programas de Pós-Graduação, dando início a um processo contínuo de acompanhamento e adequação dos cursos para este período.
Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação
A Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação é um órgão consultivo responsável pelo planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades de pesquisa e pós-graduação da UFRRJ, além de debater pautas relevantes às políticas institucionais da área. A Câmara é integrada por coordenadores dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFRRJ e do Programa de Residência em Medicina Veterinária, como membros natos; assim como representantes discentes.
Câmara de Pesquisa e Pós-graduação da UFRRJ. Fotos: Jonathan Monteiro/PROPPG/CCS.
A retomada dos encontros presenciais é vista como um passo importante na reconstrução dos espaços coletivos de discussão acadêmica e no fortalecimento da governança universitária no período pós-pandêmico.
Texto e fotos: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista da PROPPG/CCS.