Nos últimos meses, o Programa de Educação Tutorial em Sistemas de Informação (PET-SI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) participou ativamente da Competição Estudantil China-America Latina de 2024: Desafio para Redução da Pobreza (do inglês, China-Latin America 2024 Youth Challenge to Alleviate Poverty). Diversos grupos de estudantes de graduação e pós-graduação de vários países se juntaram para criar projetos inovadores com o objetivo de combater e reduzir a pobreza no mundo e nos países da América Latina.
O grupo do PET-SI da UFRRJ era composto por duas petianas e alunas do curso de Sistemas de Informação da UFRRJ: Isabelle Santiago Cardoso Rizzo e Sarah Ellen de Oliveira Borrete. Além delas também participaram o aluno de graduação Guilherme Rivas, da Faculdade Municipal de Macaé Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), e o doutorando Alfredo Manhães, do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio Janeiro (PPGI/UFRJ).
O grupo foi um dos nove selecionados para apresentarem suas propostas na fase final da competição que ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de agosto no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ na Praia Vermelha.
A competição foi organizada pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e pela Universidade de Tsinghua, uma das maiores da China e uma das melhores do mundo em reputação acadêmica. A cerimônia de premiação contou com a presença de autoridades universitárias da UFRJ, da Universidade de Tsinghua e do Embaixador Chinês nas dependências do Colégio Altos Estudos da UFRJ na Praia Vermelha.
De acordo com Isabelle, a experiência foi muito desafiadora e engrandecedora. “Pensar numa proposta viável e benéfica para combater a pobreza em diferentes contextos não é uma tarefa fácil, mas com o grupo trocando conhecimentos e opiniões chegamos em uma ideia muito legal. A apresentação no dia 18 foi um grande desafio para mim. Ter que apresentar nossa proposta para várias pessoas tão importantes, e ainda em inglês definitivamente me deixou nervosa. Apesar do nervosismo, apresentamos nossa proposta e ficamos muito felizes com o produto final. Eu fico muito alegre e grata de ter tido essa oportunidade, realmente foi uma experiência única e que me trouxe muito aprendizado!”, afirmou.
Nas palavras de Sarah, a experiência foi uma oportunidade única e enriquecedora. “A proposta da competição estudantil internacional não é algo fácil de se desenvolver, e trabalhar em grupo para pensar em algo para solucionar esse problema foi uma algo gratificante. Além disso, ainda tivemos a oportunidade de mostrar nossos potenciais para professores de uma das melhores universidades da China, o que abre muitas conexões. Foi uma experiência insubstituível!”, contou.
Segundo o tutor do PET-SI da UFRRJ, professor Sergio Serra, foram inscritos três grupos de alunos petianos da UFRRJ. “Os grupos eram mistos e compostos por graduandos e pós-graduandos. Esse tipo de interação é essencial pois permite que os petianos participem de novas experiências acadêmicas e vivenciem o significado do tríade ensino-pesquisa- extensão na prática”, conclui o docente.
Para saber mais sobre a competição, acesse: https://china-latinamerica2024.org/
Acompanhe as notícias sobre o PET-SI da UFRRJ: https://pet-si.ufrrj.br/
Texto: PET-SI da UFRRJ.
Fotos: Acervo pessoal.
Edição: CCS/UFRRJ.