Aprovados para cursos de graduação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro depois de fazerem parte do bem-sucedido programa preparatório, alunos egressos do Pré-Enem da UFRRJ compartilharam suas experiências e ressaltaram a relevância do projeto.
Participaram da reunião os estudantes David Abraão (estudante egresso do Pré-Enem, morador de Santa Cruz que passou para o curso de Matemática), Evelyn De Souza (egressa do Pré-Enem e moradora de Paciência, que passou para Jornalismo), Robert Richard (também de Paciência, ingressante no curso de Geografia) e Lucas Lima (morador de Realengo, ingressando no curso de Administração).
O encontro também contou com a presença do vereador William Siri, que articulou com deputados federais emendas parlamentares para o fortalecimento do Pré-Enem da UFRRJ, do professor Marcos Pasche, coordenador pedagógico do Pré-Enem UFRRJ-Zona Oeste/Esperança Garcia , além da pró-reitora de Graduação, professora Nidia Majerowicz, do reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, e o vice-reitor, professor César Da Ros.
“A gente fica muito feliz de vocês [egressos] virem, queremos que vocês chamem mais colegas para mostrar que é possível entrar numa universidade pública, que é possível se manter nela. Vocês estão entrando agora, saibam que temos diversos programas de assistência ao estudante, então não desistam num primeiro momento quando perceberem dificuldades, procurem a assistência estudantil. São diversas possibilidades: desde almoço, moradia, dentre outras possibilidades que ajudam vocês a se manterem aqui”, disse o reitor aos alunos presentes ao encontro.
“Nossa grande expectativa é que vocês sejam felizes e alcancem seus sonhos aqui”, completou o vice-reitor.
O Pré-Enem UFRRJ
O Projeto Pré-Enem da UFRRJ surgiu em 2006, numa parceria entre as Pró-Reitorias de Extensão e de Graduação, com o objetivo de fornecer à comunidade local uma preparação de qualidade e sem custos para ingressar numa universidade pública e, ao mesmo tempo, auxiliar na prática a formação dos graduandos em licenciatura da UFRRJ. Atualmente, é um projeto de extensão universitária vinculado ao Programa Institucional Pré-Enem da UFRRJ, constituído por três projetos Pré-Enem, localizados em diferentes territórios da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro: Seropédica, Nova Iguaçu e Zona Oeste.
As inscrições são facultadas a estudantes que estão matriculados no último ano do ensino médio ou já concluíram. O processo seletivo leva em consideração o perfil socioeconômico dos candidatos, priorizando os egressos da Rede Pública de Ensino. São ofertadas um total de 350 vagas, sendo 150 oferecidas em Seropédica, outras 150 no município de Nova Iguaçu e 150 na Zona Oeste. Não existe taxa de inscrição e matrícula, e a seleção dos alunos é realizada, anualmente, através de processo seletivo com ampla divulgação de edital no site e redes sociais da UFRRJ.
A equipe do projeto é formada por docentes, técnicos administrativos em educação e alunos dos cursos de graduação da UFRRJ. Através da coordenação pedagógica e dos tutores das disciplinas, é proposto o projeto pedagógico do curso, as ementas das disciplinas e as várias metodologias que favorecem a construção do conhecimento, para além do ensino das disciplinas, influenciando a formação do pensamento crítico reflexivo dos alunos.
Pré-Enem UFRRJ-Zona Oeste/Esperança Garcia
Recentemente, o Projeto Pré-Enem UFRRJ ganhou um aliado: trata-se do Projeto Pré-Enem UFRRJ-Zona Oeste/Esperança Garcia que, em parceria com o Coletivo Tudonumacoisasó, ofertará vagas nos polos Campo Grande, Bangu e Pedra de Guaratiba. Antes denominado “Projeto Pré-Enem UFRRJ-Campo Grande/Esperança Garcia”, pois só ofertava aulas neste bairro, o projeto se expandiu e agora será “Pré-Enem UFRRJ-Zona Oeste/Esperança Garcia”, atendendo os outros dois bairros da zona oeste.
O professor Marcos Pasche, coordenador pedagógico do Pré-Enem UFRRJ-Zona Oeste/Esperança Garcia, explica que o o nome do projeto. “Ele leva o nome da escrava Esperança Garcia, que fez esforços hercúleos para que uma carta ditada por ela chegasse a uma autoridade, no séc. XVIII, entre o Maranhão e o Piauí, por meio da qual denunciava condições sub-humanas de existência”, ressalta.
Dirigindo-se aos alunos presentes na reunião, o docente afirmou: “Estou muito orgulhoso, é uma satisfação muito grande ver que o nosso trabalho também se concretiza dessa forma. Obviamente, a expectativa maior de vocês é na aprovação no Enem e, consequentemente, no ingresso na Universidade, mas o nosso Pré-Enem, tenho certeza de que ele materializou outras expectativas, a começar pelo fato pioneiro de nós termos feito o primeiro Pré-Enem da UFRRJ fora dos seus campi”, ressaltou o docente.
Pasche ressaltou que foi convidado a ser coordenador do Pré-Enem Esperança Garcia por um ex-aluno, o vereador do Rio de Janeiro William Siri. “Eu estou explodindo de orgulho. Estou muito feliz de estar aqui”, completou o Pasche.
William Siri explicou que qualquer projeto tem que ter recurso. “Esse recurso [para o Pré-Enem UFRRJ] é um recurso do governo federal, portanto, um recurso público. Conseguimos articular para que esse recurso viesse para uma universidade pública, e que essa universidade, com seu programa de extensão, junto conosco, um movimento social, fosse para Campo Grande, construindo uma estrutura para alcançar alunos e alunas de colégio público, da periferia da cidade do Rio, na zona oeste da cidade. Graças a esse recurso público, agora esses jovens estão numa universidade federal. Isso tudo para dizer que é importante que a gente valorize e lute pelo que é público, mesmo sabendo que há várias contradições e muitos desafios”, explica. “No final das contas, é lutar pelo país que nós queremos, e saber que as coisas públicas podem transformar a vida das pessoas. Vocês devem ter sempre esse olhar de defender a universidade e defender o que é público, pois isso é fundamental”, concluiu o vereador.
O Projeto Pré-Enem UFRRJ-Zona Oeste/Esperança Garcia será oferecido, gratuitamente, de abril a novembro, prazo que pode ser alterado em função da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com aulas presenciais nos três polos. Com 150 vagas, o curso é composto por aulas de conhecimentos específicos de Língua Portuguesa, Literatura, Produção Textual (Redação), Língua Espanhola, Língua Inglesa, Matemática, Física, Ǫuímica, Biologia, História, Geografia. As inscrições poderão ser realizadas de 05 a 22 de março, através do preenchimento do formulário indicado no edital, e a classificação geral será divulgada a partir do dia 25 do mesmo mês. O início das aulas está previsto para o dia 08 de abril.
Mais informações nas redes sociais do Pré-Enem da UFRRJ: https://www.instagram.com/ufrrj.preenem e no e-mail: contato.preenemdaufrrj@gmail.com.
Fotos: Isabela Soares, colaboradora da CCS
Texto: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ