Pesquisas com apoio de bolsas de Iniciação Científica foram selecionadas para a exposição

A sala da Secretária dos Órgãos Colegiados do P1 recebeu, nesta terça-feira (11), estudantes de Medicina Veterinária, que apresentaram projetos e pesquisas na 12ª Reunião Anual de Iniciação Científica. O evento contou com alunos, professores orientadores, e avaliadores. Os pesquisadores falaram sobre diversos assuntos na área.
A aluna Vitória Beneves de Lima apresentou o trabalho “Determinação da concentração letal de Triflumuron para ovo adulto e larva adulta de Ctenocephalides felis felis” de maneira didática. Além de determinar a concentração letal de Triflumuron, a pesquisa tem como objetivo comparar dois tipos de metodologias in vitro diferentes. Os métodos são: impregnação em papel filtro e impregnação em substrato larval.

Já o estudante Edgar Albuquerque, do nono período de Medicina Veterinária, apresentou dois projetos na RAIC. O primeiro busca aumentar o grau de suspeição clínica do tumor Carcinoma Traqueal. Segundo a análise de Edgar, o gato do caso clínico apresentado recebeu do veterinário um diagnóstico equivocado de sua condição. “O médico descartou a possibilidade de uma neoplasia (tumor) por se tratar de um caso raro, e não podemos pensar dessa maneira”, afirmou. O segundo trabalho tem como objetivo abrir novos caminhos para o estudo de anticorpos em cães.

A estudante de Medicina Veterinária, Manuela Pimentel da Motta, expôs sua pesquisa “Avaliação in vitro da atividade do Fluralaner sobre fêmeas ingurgitadas e larvas não alimentadas de Dermacentor nitens”. A proposta do trabalho é calcular a eficácia do inseticida Fluralaner in vitro contra duas fases do Dermacentor e avaliar o potencial uso no controle de carrapatos em equinos.

Texto e fotos: Giovana Borges e Lívia Cheve, estudantes de Jornalismo.
Orientação: Sandra Garcia, professora do Departamento de Letras e Comunicação.
Publicação: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista da PROPPG/CCS.