Evento reúne estudantes em debates que atravessam gênero, literatura antiga e tradição intelectual árabe e judaica

A Sala Marielle Franco, no Instituto de Educação, recebeu nesta quinta-feira (13) estudantes de Filosofia que apresentaram projetos e pesquisas durante a 12ª Reunião Anual de Iniciação Científica. O evento reuniu professores, estudantes e avaliadores em discussões que contemplaram diferentes temas da área.
A discente do curso de Filosofia, Jennifer Monteiro da Silva Farias, apresentou a pesquisa “Escrever-se para Existir: Epigramas e Autoinscrição do Universo Feminino de Nóssis na Antiguidade”. Ela destacou que o estudo busca interpretar os poemas de Nóssis à luz do contexto helenístico em que foram produzidos, considerando ainda o fato de a autora ser uma mulher em um período historicamente marcado pela predominância masculina. Segundo Jennifer, essa perspectiva a levou a investigar o papel da mulher naquele contexto histórico.

O aluno de Filosofia, Ayrton de Lima Coelho, discutiu a pesquisa “O papel do conhecimento antecipado no julgamento: Eurípides em Tesmoforiantes de Aristófanes”. O discente explicou que a obra analisada é uma comédia menos voltada à política direta. “Essa trama é muito importante para mim, justamente porque o protagonista tenta fugir da acusação das mulheres, mas a peça evidencia que todos, homens ou mulheres, podem ser alvo desse tipo de julgamento moral. Pensar que isso pode ser algo pessoal, expresso nesses diálogos, é algo pouco discutido nas fontes de filosofia política”, afirmou.

Já a discente de Filosofia, Suellen Camilo Silva dos Santos, apresentou o estudo “A influência da filosofia aristotélica da linguagem sobre o pensamento árabo-judaico”. Suellen explicou que o sistema lógico da filosofia de Aristóteles permitiu que pensadores árabes e judaicos interpretassem a Torá e o Alcorão de maneira menos centrada no misticismo. Além disso, ela ressaltou que buscou explorar “a questão da palavra como expressão do pensamento, que por sua vez expressa uma realidade”.



















Texto: Yasmim Gullo e Pabro Abreu, estudantes de Jornalismo
Fotos: Rafaelle de Sant’anna, estudante de Jornalismo
Orientação: Sandra Garcia, professora do Departamento de Letras e Comunicação.
Publicação: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista de Jornalismo da PROPPG/CCS.