Alunos do último período de Agronomia da UFRRJ, câmpus Seropédica, que atualmente cursam a disciplina cana-de-açúcar, fizeram uma visita técnica ao câmpus da Rural em Campos dos Goytacazes – o professor Clarindo Aldo Lopes (IA), acompanhou os discentes. O evento, que acontece semestralmente, permite aos alunos conhecerem as pesquisas com cana-de-açúcar que são realizadas no CCG/UFRRJ.
Na visita ao CCG, os estudantes ouviram palestras relacionadas à cana-de-açúcar, com destaque para o trabalho de melhoramento genético e a introdução das novas variedades de cana-de-açúcar lançadas no ano de 2015 através da RIDESA – Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético, do qual a UFRRJ faz parte, junto com outras nove universidades federais. Os discentes também conheceram o trabalho de controle biológico da broca da cana-de-açúcar com uso de Cotesia flavipes (inimigo natural da praga) e foram apresentados ao câmpus, além de serem informados pelos técnicos da UFRRJ sobre a situação do setor sucroalcooleiro na região Norte Fluminense. As palestras foram ministradas pelos pesquisadores Jair Felipe Ramalho e Mauri Lima Filho e pelo diretor do CCG, Carlos Frederico de Menezes Veiga.
No planejamento da visita ao CCG os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer a usina de cana-de-açúcar Coagro, onde observaram o processamento industrial da cana para produção de açúcar e etanol, além de verificarem a colheita mecanizada da cultura.
Outro ponto abordado foi a possibilidade dos alunos fazerem estágios curriculares no CCG. No ano de 2016, foram abertas oficialmente 10 vagas de estágio no CCG e seis estudantes se qualificaram para o estágio.
Por João Paulo Azevedo, estagiário de Jornalismo do CCG/UFRRJ