Vinte alunos do curso de Administração Pública da UFRRJ, com o apoio do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, partiu no dia 5 de setembro de 2015 para Brasília/DF com a finalidade de participar, pela primeira vez, do projeto “Cidade Constitucional: Capital da República”, elaborado pelo professor Marcelo Nerling, da USP, que proporciona aos acadêmicos de distintos cursos superiores o encontro com servidores públicos atuantes na área de Educação Fiscal, Financeira e de Políticas Públicas, para possibilitar o aprendizado de forma diferenciada do que o ministrado em sala de aula.
Com esses encontros é possível compreender determinados tópicos através das experiências práticas de servidores e agregar à formação acadêmica em Administração Pública da UFRRJ.
─ A delegação da UFRRJ, ao chegar no dia 6 de setembro à sede da Escola de Administração Fazendária – ESAF/DF, após uma viagem de aproximadamente 26 horas, se encaminhou diretamente para o credenciamento e alojamento. À noite ocorreu a palestra inaugural do Projeto, na qual o professor Marcelo Nerling apresentou o cronograma das atividades e sanou algumas dúvidas dos participantes e aproveitou para apresentar também a Diretora Adjunta da ESAF, senhora Raimunda F. de Almeida a qual destacou a importância da participação dos universitários nesse Projeto ─ relatam os alunos Luciano Julio Matheus e Otavio Luiz Zandonaidi Oliveira.
Nesta edição do evento, serão 150 estudantes da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Desde 2011 o projeto é apoiado pela ESAF. Até 2014, os alunos abrangidos pelo projeto eram da USP, sendo que a partir de 2015, novas instituições se agregam ao programa.
“Cidade Constitucional” é um projeto de duração continuada, que se encontra em sua nona edição, envolvendo ensino, pesquisa e extensão. É ofertado pela USP, em cooperação técnica com a ESAF desde 2011.
Como a visita se estende até a próxima sexta-feira, dia 11, a comitiva também terá atividades com o Ministério da Saúde, Receita Federal do Brasil, Ipea, Caixa Econômica Federal, Banco Central, UNB, Ministério da Justiça, Câmara dos Deputados, Ministério da Defesa, dentre outros.