Pedro Machado, do Instituto Multidisciplinar, representou a Rural e o Brasil na SC25, maior conferência mundial de Computação de Alto Desempenho, realizada no Missouri.

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) marcou presença em um dos cenários mais avançados da tecnologia mundial. Pedro Machado, discente do curso de Ciência da Computação do Instituto Multidisciplinar (IM), foi um dos seis estudantes selecionados para compor a equipe “HPC Brazil Force“, que representou o país na Conferência Internacional de Supercomputação (SC25). O evento ocorreu entre os dias 16 e 21 de novembro, em Saint Louis, no estado americano de Missouri.
A SC25 é reconhecida globalmente como o principal ponto de encontro para pesquisadores, cientistas e líderes da indústria tecnológica. O evento pauta as tendências em Computação de Alto Desempenho (HPC – High-Performance Computing), além de discutir a integração dessas tecnologias com a inteligência artificial e a computação quântica.
Pioneirismo Brasileiro na IndySCC
Pela primeira vez, o Brasil teve representantes na IndySCC, uma competição voltada para graduandos, cujo objetivo é fomentar o ingresso de novos talentos no universo dos supercomputadores. O estudante Pedro Machado integrou a equipe brasileira formada por seis estudantes e um orientador. A seleção dos alunos reflete o crescimento da área de HPC no Brasil, segundo a Conferência SC25, uma competência estratégica para o desenvolvimento científico e industrial do país.
Segundo a professora e coordenadora do curso de Ciências da Computação, Juliana Zamith, “a IndySCC é uma competição virtual de computação de alto desempenho para estudantes de graduação, realizado dentro da conferência Super Computing, uma das maiores do mundo“.
Os custos da participação brasileira no evento foi patrocinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o suporte técnico e institucional do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), com destaque para o apoio técnico de Carla Osthoff, Pesquisadora do LNCC, e o apoio de Guilherme de Paula Corrêa, Coordenador-Geral de Tecnologias Digitais do Departamento de Incentivos às Tecnologias Digitais (DEINC) da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (SETAD/MCTI).

Durante a competição, que utiliza recursos avançados de nuvem, a equipe brasileira enfrentou desafios técnicos de alta complexidade. O torneio exigiu que os estudantes realizassem uma “execução heroica” de um benchmark (teste de desempenho) em apenas 24 horas, seguida de uma maratona de 48 horas para executar com sucesso três aplicações científicas reais.
Conexão Global e Excelência Acadêmica
A edição deste ano da IndySCC contou com a participação de estudantes de 13 países. Além da competição técnica, o evento proporcionou uma imersão completa no ecossistema de inovação. Pedro Machado teve a oportunidade de vivenciar mentorias, adquirir habilidades práticas de ponta e construir networking em uma feira que reuniu as maiores empresas de tecnologia do mundo.
Por fim, a participação na conferência não apenas eleva o nome das Instituições de Ensino Superior do Brasil no cenário internacional, mas também traz para dentro da sala de aula as experiências e conhecimentos atuais do mercado de tecnologia internacional.





Por João Vitor Freitas, jornalista e bolsista de comunicação da Prograd/CCS.
Fotos: Lillie Elliot, Fotografia SC; e HPC Brazil Force.