O X Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquaciência) foi realizado esse ano, em Florianópolis/SC, em conjunto com o Atlantic Aquaculture International Conference. O evento é um dos mais relevantes para a pesquisa e produção em Aquicultura do país.
Nesta esdição, o discente da UFRRJ Yann Malini, que é mestrando no Programa de Pós Graduação em Ciência Animal (PGCA) do Instituto de Zootecnia e também formado em Zootecnia pela UFRRJ, foi premiado com o título de melhor trabalho apresentado na seção oral do evento.
O trabalho foi realizado durante a graduação do discente, sob a orientação do professor Matheus Pereira dos Santos, do Departamento de Produção Animal (IZ), e apresentou um protocolo para avaliação da ploidia em vieiras (Nodipecten nodosus) pela tecnologia de citometria de fluxo.
A pesquisa trará subsídios para o desenvolvimento de biotecnologias aplicadas na produção destes moluscos bivalves, que representam uma importante atividade econômica na região da Baía de Ilha Grande (RJ). Como prêmio, os pesquisadores receberam isenção nas taxas de publicação do trabalho na revista científica Fishes (Fator de Impacto 3.170).
O trabalho, intitulado “Protocolo para confirmação de ploidia em Nodipecten nodosus (LINNEAUS, 1758) por citometria de fluxo” foi apresentado pelo discente na sessão de Biotecnologia e Genética do evento.