O Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Desenvolvimento (PPGER) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recebeu, nesta segunda-feira (28/04), a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Luiz Paulo (PSD), em reconhecimento à trajetória de excelência acadêmica e compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do estado.
A cerimônia foi realizada na sede da Alerj e reuniu docentes, autoridades, economistas e especialistas nos estudos sobre o desenvolvimento fluminense. Estiveram presentes o reitor da UFRRJ e presidente do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Friperj), professor Roberto Rodrigues; o coordenador do PPGER, professor Joilson Cabral; a ex-coordenadora e coordenadora emérita do programa, professora Maria Viviana Freitas; o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ, professor Leandro Dias; o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFRRJ, professor Rodrigo Amado; além do deputado federal Pedro Paulo (PSD).
Em seu discurso, o deputado Luiz Paulo destacou que a homenagem reconhece uma trajetória marcada “pelo compromisso com a sociedade, pelo serviço público de excelência e pela dedicação à promoção do bem comum”. Ele também enfatizou a relevância da atuação do PPGER no fortalecimento de políticas públicas no estado.
Criado em 2018, o PPGER é o único curso de pós-graduação em Economia aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) daquele ano. Desde então, firmou-se como referência nos estudos sobre economia regional e desenvolvimento, com foco especial nas especificidades do estado do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. Os dados e as análises do programa têm servido como base para ações governamentais e decisões judiciais, consolidando sua relevância científica e social.
Durante a cerimônia, o deputado federal Pedro Paulo reforçou a importância do diálogo entre a produção acadêmica e a formulação de políticas públicas. O parlamentar também fez questão de exaltar o trabalho das instituições, como o PPGER, que produzem estudos técnicos relevantes que ajudam os poderes Executivo e Legislativo e o setor privado na formulação e execução de políticas públicas que vão ajudar o estado a sair da crise econômica.
A Medalha Tiradentes foi entregue ao atual coordenador do programa, professor Joilson Cabral, e à professora Maria Viviana Freitas, ex-coordenadora e coordenadora emérita. Ambos agradeceram o reconhecimento e ressaltaram o papel do programa como uma ferramenta de transformação social, especialmente por estar sediado na Baixada Fluminense, região estratégica para o desenvolvimento do estado.
Texto: Laís Veiga, estagiária de Jornalismo da CCS/UFRRJ
Fotos: Octacílio Barbosa