A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) celebrou, em 10 de março de 2021, acordo de cooperação técnica com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), vinculada à Prefeitura da Cidade, que prevê a criação e implantação do Centro Tecnológico Inova Agroecologia Maricá. A iniciativa envolve diversas áreas do conhecimento sob a perspectiva da agroecologia, com foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Um dos objetivos é a inclusão de agricultores e consumidores no circuito de produção de produtos orgânicos ou agroecológicos. Antônio Abboud, professor do Instituto de Agronomia (IA/UFRRJ) e coordenador do projeto por parte da Universidade, explica que acontecerão desde processos formativos direcionados à juventude, agricultores, empreendedores rurais e periurbanos, até atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e de distribuição de bioinsumos, como mudas a serem usadas em empreendimentos agrícolas.
O projeto envolverá docentes, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação da UFRRJ, por meio da realização de estágios, residências e ações de aperfeiçoamento acadêmico. Atualmente, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, serão priorizadas as atividades de formação que podem ser feitas a distância. A seguir, confira os quatro primeiros subprojetos a serem desenvolvidos:
Todas as ações realizadas estão voltadas para os seguintes eixos temáticos: (1) Produção, comercialização e consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos (agricultura e criação de animais); (2) Organização social, organização do trabalho e economia solidária; (3) Assistência técnica para a produção, processamento e beneficiamento de alimentos; (4) Saúde, ambiente, sustentabilidade e agroecologia; (5) Turismo rural de base comunitária e agroecologia; (6) Educação/formação e agroecologia (ensino, pesquisa e extensão); (7) Dimensão institucional da política pública do município em agroecologia e inovação.
A parceria com a Prefeitura de Maricá é fruto da articulação da Caste/UFRRJ, com seus colaboradores e grupos engajados com a temática agroecológica. “Após uma série de reuniões, foram discutidas e alinhavadas as demandas e as possibilidades de parceria. A equipe então foi sendo montada para atender às demandas do município. Procurou-se preservar a interação de saberes e conhecimentos nos processos sociais, econômicos, produtivos e culturais”, conclui Abboud.
Leia aqui a notícia veiculada pela Prefeitura de Maricá e aqui o texto divulgado pela Codemar.