Dia 29 de fevereiro, por volta das 16:30h, ao subir a pista à esquerda do pavilhão principal (P1), deparei-me (acredito eu) com uma mãe distraída, talvez pelo estado entusiasmado de trazer seu(a) filho(a) no primeiro dia de aula na UFRRJ, descendo na contramão e, o resultado esperado foi o que muitos viram naquela segunda: dois carros arrebentados!
Um susto que embora não tenha tido resultados graves ou fatais, graças a Deus, trouxe-nos um sinal de alerta neste momento inicial de período letivo, com a observação de uma população veicular cada vez mais crescente em nossa região, o que exige cuidados e atenções cada vez mais redobrados na direção.
Não podemos deixar de resaltar que, embora a realidade institucional venha nos oferecendo condições cada vez mais carentes e difíceis, uma grande parte do servidor público federal ainda honra sua “casa”!
Neste dia que entardeceu chuvoso e cinzento para mim, só não foi pior graças à presença atuante e excelência plena nas ações de uma equipe de vigilantes da Rural que estavam de plantão. Esses servidores, que compõem nossa base de segurança e ordem no campus, mesmo debaixo de chuva, rapidamente chegaram e ali criaram um perímetro de segurança. Prestando mais que seu dever e ali permanecendo até a noite à espera da polícia rodoviária, que por motivos que fogem ao meu conhecimento, não pôde comparecer e cumprir o seu dever.
É com o orgulho de ser cidadão e também servidor público federal, que agradeço e parabenizo fortemente e em nome de minha família, a todos vocês vigilantes que, mesmo em quantitativo insuficiente tentam guardar nossa Rural. E especialmente aos que estavam de plantão, no local articulando todas as providências possíveis – Geraldo Antônio F. Jr., Jorge da Silva, Marcos Antônio de O. Baier e Paulo Sérgio Macedo – e os demais colegas!
ROMULO CARDOSO VALADÃO
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS/INSTITUTO DE TECNOLOGIA