Nos dias 2, 3 e 4 de junho de 2016 tivemos, no Pavilhão Central do câmpus Seropédica, a já tradicional Exposição de Orquídeas e Bromélias da UFRRJ, evento que já faz parte do calendário oficial da Universidade. Nessa décima primeira edição, abrimos as portas da Rural para um contingente nunca visto de visitantes de dentro do câmpus, moradores de Seropédica, e ainda muitos de outros locais da Baixada, região serrana de Miguel Pereira, Zona Oeste e outros bairros do Grande Rio.
Foram três dias de muitas atividades acadêmicas, de lazer, divertimento e arte, que atenderam ao público estudantil, mas, sobretudo, à população local. Para as palestras, minicursos e oficinas, contamos com a extraordinária participação voluntária de professores e pesquisadores locais e de outras instituições e associações de orquidófilos. Para as atividades artísticas contamos com a generosa participação de um grupo de artistas plásticos – fotógrafos e aquarelistas, além da já tradicional abertura com apresentação do coral da UFRRJ, em uma vibrante programação que atendeu de forma diversificada a esse público tão heterogêneo. Destacamos ainda a participação de pequenos produtores e microempreendedores que oferecendo à venda seus produtos, acompanhados de conhecimentos sobre cultivo, deram alegria e prazer aos aficionados no cultivo de orquídeas e bromélias, publico que vem se multiplicando na nossa região.
Para registro da dimensão dessa XI edição, realizou-se lançamento do livro ‘Orquídeas do gênero catasetum no Brasil’, do professor Ricardo Tadeu de Faria (Universidade Estadual de Londrina – UEL); duas oficinas sobre noções básicas de cultivo de orquídeas, com Ricardo Figueiredo (OrquidaRio); curso de Ilustração Botânica, com o prof. Paulo Ormindo (UFRRJ); palestra sobre cultivo de bromélias ornamentais, com Carlos Amaral (Rio Bromélias); dois minicursos sobre propagação vegetativa de orquídeas in vitro com o prof. Ricardo Tadeu de Faria (UEL); palestra sobre preservação e ocorrência de orquídeas do estado do Rio de Janeiro, com Delfina de Araújo e Maria do Rosário Braga (OrquidaRio); ‘I Jornada de Pintura e Fotografia – Rural das Orquídeas’; e por fim, curso de clonagem de orquídeas com o prof. Ricardo Tadeu (UEL).
Para que isso tudo se tornasse realidade, não faltou o apoio incondicional de um número expressivo de pessoas vinculadas a vários setores da UFRRJ e fora dela. Organizar um evento dessa complexidade não é tarefa trivial. Mas foi, ao final, muito prazeroso, pois contamos com a dedicação e o entusiasmo de incontáveis pessoas e grupos a quem a Comissão Organizadora gostaria de agradecer e com elas dividir os créditos do grande sucesso da XI Exposição de Orquídeas e Bromélias da UFRRJ.
Organização da XI Exposição de Orquídeas e Bromélias da UFRRJ