A Administração Central, em nota divulgada hoje (9/3), informa sobre a finalização do processo de reforma, ampliação e reestruturação do Restaurante Universitário (RU) do câmpus Seropédica.
A reabertura do RU, programada para ocorrer neste mês de março, precisou ser adiada. O motivo foi o descumprimento dos prazos de execução dos serviços pela construtora responsável pela última fase, o que resultou em rescisão contratual unilateral pela UFRRJ. Já foram tomadas providências para contratar nova empresa. Com isso, após o novo contrato, a previsão de conclusão dos serviços pendentes nos dois refeitórios é de 90 a 120 dias.
Leia a nota:
Informes sobre o andamento da execução dos serviços da segunda etapa da reforma, ampliação e reestruturação do RU de Seropédica
Prezados discentes do câmpus Seropédica,
A Administração Central da UFRRJ informa que a execução dos serviços referentes às duas primeiras etapas da reforma, ampliação e reestruturação do Restaurante Universitário (RU) encontram-se em fase de finalização.
A primeira etapa da reforma foi executada pela empresa Line Pro Engenharia LTDA e contemplou os seguintes serviços: a) ampliação das áreas da cozinha principal; b) ampliação das áreas de pré-preparo de saladas e sobremesas; c) construção de câmaras climatizadas para a coleta e separação de resíduos orgânicos e inorgânicos; d) instalação de uma nova rede elétrica. Estes serviços foram iniciados em março de 2017 e concluídos em outubro de 2018.
Nesta etapa, também foram licitadas empresas para a instalação de um novo sistema de exaustão, executado pela empresa Ar Dutos Comércio e Instalações de Ar Condicionado LTDA-EPP; e a instalação de um novo sistema de vapor, executado pela empresa Engtherm Comércio e Serviços Técnicos LTDA. Os serviços de instalação de ambos os sistemas já foram concluídos.
A segunda etapa da reforma foi executada pela empresa Construtora Ferreira Neves LTDA, na qual estavam previstos os seguintes itens: a) ampliação dos dois refeitórios; b) modificações na área de servir sucos; c) reforma dos banheiros externos; d) reforma da copa do salão anexo e rebaixamento do seu teto; e) implantação de cobertura para proteção contra o sol e chuvasnas laterais do RU; f) implantação de um novo sistema de gás; g) complementação da rede elétrica. Os serviços foram iniciados em 04/02/2019 e tinham previsão inicial de término em 02/10/2019, o que possibilitaria a reabertura do RU no início do 1º semestre letivo de 2020.
Porém, em virtude do não cumprimento dos prazos de execução dos serviços previstos em contrato, devidamente notificados pela equipe de fiscalização e gestão da UFRRJ à referida empresa, bem como do não cumprimento dos novos prazos concedidos pela Administração Central, não restou alternativa que não fosse a rescisão unilateral do contrato n° 03/2019. Após o encerramento deste contrato foram adotadas providências para a convocação da próxima empresa classificada no processo licitatório.
Diante do exposto, informamos que a reabertura do RU, programada para ocorrer no mês de março de 2020, terá de ser adiada até que a nova empresa a ser contratada conclua todos os serviços pendentes nos dois refeitórios. Após o início do trabalho da nova empresa, o prazo estimado para conclusão é de 90 a 120 dias.
É importante salientar que a execução destas obras se constitui na primeira ação institucional de envergadura no âmbito da assistência estudantil, desde a construção do RU, ocorrida em 1973. O objetivo foi dotá-lo de capacidade operacional para atender satisfatoriamente ao aumento das demandas por serviços de alimentação aos discentes da UFRRJ, bem como às exigências da legislação sanitária e de segurança alimentar.
Por essa razão, no início de março de 2017, a Administração Central, recém-eleita pela comunidade universitária, tomou a decisão de enfrentar esse desafio e dar início às obras, mesmo ciente que tal decisão causaria impactos e transtornos à comunidade discente, em virtude da necessidade de fornecimento de refeições transportadas (quentinhas). A decisão tomada naquele momento foi para resolver definitivamente o problema, em vez de transferir a sua responsabilidade para as futuras administrações.
Tal decisão amparou-se em um diagnóstico de que a estrutura do RU estava completamente sucateada e defasada, o que interferia negativamente nas condições de trabalho dos trabalhadores, bem como na capacidade de resposta ao aumento das demandas por assistência alimentar, advindas da expansão dos cursos de graduação no âmbito do programa Reuni.
Por essa razão, além dos serviços de reforma, ampliação e reestruturação do RU já finalizados, foram adquiridos novos e modernos equipamentos para a cozinha. Está em tramitação a licitação de uma solução para o controle informatizado de acesso (catracas eletrônicas), que permitirão a modernização da gestão administrativa e a melhoria da qualidade dos serviços prestados, propiciando à comunidade discente atual e futura um ambiente mais amplo, digno e seguro para a realização de suas refeições.
Na expectativa de podermos contar com a compreensão de todos diante da situação informada, desde já agradecemos.
Seropédica, 9/3/2020
Administração Central da UFRRJ
Para acessar todos os relatórios ilustrados de vistorias do RU, acesse o link: https://portal.ufrrj.br/proaes-divulga-novo-relatorio-de-vistoria-das-obras-do-ru/
Na galeria de fotos, algumas imagens de novos equipamentos e instalações em ambientes do RU.