Saúde e bem-estar: esse é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Pensando nisso, o curso de Farmácia da UFRRJ desenvolve, no município de Seropédica, ações educativas para crianças e adolescentes do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Paulo Dacorso Filho. Dentre as principais temáticas da iniciativa, estão o consumo consciente da água, alimentação saudável e valor nutricional, higienização das mãos e descarte adequado de medicamentos.
O projeto de extensão Desenvolvimento de ações sustentáveis com crianças e adolescentes de instituição de ensino do município de Seropédica, coordenado pela professora Luciana Brito, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, propõe, portanto, que alunos do CAIC se tornem multiplicadores de informações sobre as medidas de prevenção e promoção da saúde para mudanças de práticas no cotidiano através de suas iniciativas.
Com esses objetivos, a ação desenvolve materiais educativos e interação síncrona para diálogo entre integrantes do projeto e estudantes do CAIC. Na última sexta-feira (19), a turma do 9º ano teve uma aula prática sobre a Covid-19 e os cuidados de higiene com as mãos. Durante o encontro, eles aprenderam como manipular o álcool em gel antisséptico 70% e sabonete líquido; além disso, também envasaram e utilizaram os produtos fabricados pelo grupo.
A professora Luciana Brito defende que a atividade fortalece, inclusive, o interesse dos jovens pela ciência. “Nós explicamos como é feita a manipulação e como seus componentes interagem. Eles puderam ver de forma presencial como é feito o processo de geleificação do álcool em gel e, no final da ação, observamos que eles conseguiram absorver grande parte do conteúdo”, afirma.
Com linguagem simples em assuntos relevantes para a sociedade, o projeto conta também com a divulgação de conteúdos, como questionários e curiosidades, nas redes sociais para a amplificação da iniciativa. Já foi oferecido, ainda na primeira parte do projeto, um curso de extensão remoto à comunidade acadêmica intitulado “Modelos de sustentabilidade aplicados à saúde”. Com carga horária de 48 horas, a proposta teve como objetivo a discussão de temáticas que envolvem saúde e sustentabilidade. Devido ao retorno positivo dos participantes, o objetivo da coordenadora da ação é oferecê-lo novamente ou transformá-lo em uma disciplina.
Segundo a docente, a previsão é atender as turmas de 4º e 6º ano em 2022. “Uma das expectativas futuras do projeto é expandir para outras turmas do CAIC e fazer outra ação de extensão relacionada ao consumo consciente de alimento e descarte e uso correto de medicamento”, informa.
Acompanhe o projeto pelo Instagram e YouTube.
Texto: Lidiane Nóbrega – bolsista de Jornalismo da Proext/UFRRJ.
Imagens: Divulgação.