Os estudantes concluintes inscritos e que não fizeram as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2017, realizadas no dia 26 de novembro, deverão apresentar sua justificativa diretamente no Sistema Enade / Inep, até o dia 26 de janeiro. Após acessar a plataforma, fornecendo o login e a senha, o discente deverá relatar os motivos que o levaram a se ausentar da avaliação e anexar a documentação comprobatória, digitalizada em um único arquivo, em formato PDF, com tamanho máximo de 2MB.
O coordenador do curso deverá, até o dia 31 de janeiro, analisar a documentação do estudante e deferir ou não a justificativa, conforme item 14.2.2 do Edital do Enade 2017.
O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso, quando o estudante concluinte for convocado para participar da avaliação. Quem faltou ao exame e não apresentar a justificativa – ou tiver a mesma indeferida – será considerado irregular e não poderá concluir o curso de graduação, até que a situação seja regularizada.
Nos casos em que justificativa de ausência for indeferida pelo coordenador do curso, o aluno para recorrer diretamente ao Inep, no período de 05 de fevereiro a 23 de fevereiro de 2018, também e exclusivamente por meio do Sistema Enade / Inep.
SITUAÇÕES JUSTIFICÁVEIS
Publicado em 19 de junho de 2017, no DOU nº 115, o Edital nº 26, o Edital do Enade, em seu Anexo I, estabelece que os motivos para justificativa de ausência na Prova do Enade são: acidente, assalto, casamento, roubo ou furto do documento de identificação, atividade curricular ou afim, luto, acompanhamento de cônjuge, saúde, licença maternidade ou paternidade, trabalho ou informação incorreta do local de prova no cartão de informação.
Por Kleber Costa / Assessoria de Comunicação da Prograd