A abertura do ‘II Seminário Qualidade de Vida, Sustentabilidade e Economia Alternativa’ que aconteceu na tarde desta terça-feira (24/10), no auditório Gustavo Dutra, câmpus Seropédica, debateu o poder político da mídia hegemônica. O professor Wilson Ferreira, da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), destacou os conceitos de guerra híbrida e de bomba semiótica, levando à reflexão sobre a atuação política da mídia brasileira no período de 2013 a 2016.
A discussão sobre meios de comunicação e intervenção social continuará a partir das 18 horas com as palestras sobre ‘Rádio escola e a construção da cidadania’ e ‘Imprensa alternativa e contra-hegemonia’, que serão proferidas pela coordenadora do curso de Jornalismo da UFRRJ, professora Sandra Sueli Garcia, e pelo jornalista João Henrique Castro, da Coordenadoria de Comunicação Social da Rural, respectivamente.
Estiveram presentes na abertura do seminário o pró-reitor de Extensão Roberto Carlos Costa Lelis, o pró-reitor de Graduação Joecildo Francisco Rocha, a diretora do Instituto de Educação (IE/UFRRJ) Ana Cristina Souza dos Santos, a diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFRRJ) Maria do Rosário Roxo, além de representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sescoop) e do Banco do Brasil.
O evento acontece até sexta-feira (27/10) e articula ensino, pesquisa e extensão com uma programação estruturada em torno de dez eixos temáticos: comunicação e mídia alternativa; saúde e qualidade de vida; desenvolvimento e sustentabilidade; agroecologia; economia e organização social; políticas educacionais; questão agrária; questão ambiental; direito e sociedade; cultura, arte e engajamento. Para mais informações sobre o seminário, acesse aqui a programação completa.