A palestra foi ministrada pelo vice-presidente do Comitê Científico de Pesquisa na Antártica, Jefferson Cardia Simões.
Na manhã da última segunda-feira, 4, teve inicio a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento acontece de forma online até 8 de outubro, e tem como tema principal “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”.
O que o futuro do planeta nos reserva? Por que o estudo do gelo formado milhares de anos atrás é uma importante ferramenta de pesquisa? Pensando nessas e em diversas outras questões, a mesa de abertura promoveu o debate sobre o assunto: “Testemunhos do gelo, mudanças climáticas e o Sexto Relatório do IPCC”.
Durante sua fala, o professor destacou a presença de participantes da UFFRJ no programa antártico brasileiro, no Instituto Nacional de Ciência da Criosfera (INCC).
Ao discorrer sobre o tema central, o glaciologista mencionou que uma das preocupações científicas mais importantes do Painel Intergovernamental para Mudanças do Clima (IPCC) é projetar se parte do manto de gelo terrestre derreter, como isso afetaria o nível médio dos mares.
Destacou também o processo do trabalho glacioquímico, que estuda a composição química do gelo ao longo dos anos, possibilitando, assim, compreender sua relação com a atmosfera. Por meio dessa técnica, é possível, por exemplo, saber se em determinada época o verão era mais quente, mais frio, temperatura média, atividade solar.
O professor também apresentou estudos com previsões e variantes sobre o aquecimento global. De acordo com os dados, em um cenário até 2100, com o planeta passando por um aumento de temperatura média de 2ºC a 6ºC, o nível do mar pode subir de 28 a 110 cm.
Ele finalizou a conferência citando uma curiosidade: Até 20 anos atrás se achava que o grande manto de gelo da Antártica estava consolidado e congelado no continente antártico, porém, hoje se sabe que está em boa parte concentrado em mais de 400 lagos subglaciais e que são lagos localizados entre as rochas e as camadas de gelo.
A palestra se encontra disponível no canal do YouTube da Proext: https://www.youtube.com/watch?v=G1Kec2atui8
Acesse a programação completa da SNCT: https://snct.im.ufrrj.br/2021/
Acompanhe as redes sociais da Proext para ler os cards de divulgação científicada SNCT: linktr.ee/proextufrrj
Texto: Leandro Conceição – estagiário de Jornalismo/CCS-UFRRJ