Servidores técnicos-administrativos, docentes e alunos terão suas rotinas na universidade profundamente afetadas a partir de 2020. Isso porque, a partir de 2020, as compras, sejam elas de recursos orçamentários ou extraorçamentários, não poderão ser efetuadas se não estiverem planejadas no Plano Anual de Contratações (PAC) e cadastradas no Sistema de Planejamento e Gerenciamento (SPG).
A novidade foi trazida pela Instrução Normativa 01/2018 (SEGES/MPDG), estabelecendo que as instituições precisarão planejar e cadastrar suas aquisições e contratações de serviços, obrigatoriamente, a partir de 2019, impossibilitando qualquer contratação que não esteja contemplada no PAC do ano.
Com o objetivo de atender à normativa de forma organizada, a UFRRJ, em um trabalho conjunto das Pró-reitorias de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional, de Assuntos Financeiros, e de Assuntos Administrativos, vem promovendo educação institucional que deve abranger gestores, professores e técnicos administrativos.
A comissão que tem trabalhado nesta educação institucional realizou o I Fórum de Planejamento de Contratações, com a presença do excelentíssimo reitor, ocorrido no câmpus Seropédica, no dia 04/07/18, além de palestras nos dias 09/07/18, no câmpus Seropédica e Nova Iguaçu, e 12/07/18, no câmpus de Três Rios.
Para dar continuidade ao projeto, haverá cursos de capacitação em Planejamento de Compras, com turmas diferenciadas por datas e conteúdo, para os diversos níveis de gestão, respeitando o tempo de trabalho de todos os servidores. A participação de todos é imprescindível para o futuro das contratações da Universidade.
Para efetuar sua pré inscrição, acesse http://institucional.ufrrj.br/planejamentocompras/