No primeiro semestre de 2015, a UFRRJ teve de planejar e licitar novos contratos de serviços administrativos e operacionais, em substituição a seis contratos, envolvendo 430 cargos terceirizados, no câmpus Seropédica. Ações que representaram um enorme esforço dos departamentos da Pró-reitoria de Assuntos Financeiros.
No período do planejamento dos novos contratos (dezembro 2014 a abril de 2015), os dirigentes de pró-reitorias, setores e institutos foram consultados sobre as suas demandas qualitativas e quantitativas. Foram realizadas várias reuniões para discutir perfis dos cargos, quantitativos e apresentadas as limitações orçamentárias. O problema da sustentabilidade orçamentária foi colocado e debatido.
Em março de 2015, a projeção de crescimento dos contratos apontava para comprometimento de cerca de 61% do orçamento discricionário do custeio 2015 com o pagamento das terceirizações.
As licitações realizadas ao longo dos meses de julho a setembro resultaram numa economia de R$ 2.631.040,04 para a Universidade, em relação aos preços estimados conforme as instruções normativas e as pesquisas de mercado. As informações sobre os pregões de terceirização mencionados podem ser consultadas na Tabela 1.
Contingenciamento e implantação
Com o acirramento da crise orçamentária e financeira, a Administração Central, os diretores de Institutos e de câmpus deliberaram pela realização de estudos com o objetivo de reduzir os gastos com o custeio. Para esta finalidade, foi constituída uma comissão, presidida pelo sr. vice-reitor, representantes da Propladi, Proaf, Diretores de Instituto e de câmpus. Devido ao destacado peso da terceirização sobre os gastos de custeio, deliberou-se pela redução de 30% no valor dos contratos novos do câmpus Seropédica, em fase de implantação.
Os setores foram solicitados, pela Reitoria, a apresentar propostas de reduções nas contratações de trabalhadores terceirizados planejadas nas licitações. Este processo de consulta foi mais demorado que o previsto devido às dificuldades dos setores realizarem as reduções solicitadas. A conclusão deste estudo foi finalizada muito próximo do momento de implantação dos novos contratos administrativos, iniciados no dia 03/11 passado, o que dificultou a operacionalização das novas contrações.
A redução global obtida não alcançou a meta estabelecida, mas foi a possível no momento. Outras iniciativas quanto à distribuição da força de trabalho na Universidade serão necessárias para que a terceirização venha a ter um dimensionamento menor, sem impactar negativamente as atividades institucionais. Considerando todos os oito contratos novos (Tabela 1), a redução foi de 10,38%, o que representa uma economia mensal e anual de R$ 147.196,06 e R$ 1.766.352,72, respectivamente.
Houve a redução de 36 cargos em comparação com planejado na licitação. Ao mesmo tempo, as mudanças produzidas pelo contingenciamento dos contratos afetaram o quantitativo de cargos, com extinção, redução de alguns e aumento de outros. Tais modificações só poderão ser juridicamente consolidadas após a celebração de termos aditivos aos contratos já firmados com as empresas.
O termo aditivo é um instrumento utilizado para formalizar a alteração de alguma cláusula do contrato entre a administração pública e o contratado.
O curto espaço de tempo disponível para transição de contratos, associado a um erro operacional e de comunicação geraram algumas situações lamentáveis, pelas quais apresentamos as nossas desculpas. Neste sentido, a Proaf enfatiza que a complementação do quantitativo dos cargos planejados para os setores, após o contingenciamento financeiro, será alcançado após a assinatura dos termos aditivos aos contratos, nos próximos vinte dias.
Professora Nidia Majerowicz
Pró-reitora de Assuntos Financeiros
Tabela 1. Pregões para contratação de empresas especializadas em serviços administrativos e operacionais realizados no 1o semestre de 2015, Campus Seropédica. Valores estimados (pesquisa de preços), valores negociados na licitação, diferença entre valores estimados e negociados, valores anual e mensal.
Pregão 362015 (Restaurante Universitário Seropédica) | ||||
Empresas vencedoras dos certames | Valor ano (R$) | Valor ano (R$) | Valor ano (R$) | Valor (R$) |
Estimado | Negociado | DIFERENÇA NA LICITAÇÃO | Mensal | |
Empresa GB+ consultoria e Serviços Eireli – EPP | ||||
1. Preparação, produção e distribuição de alimentos | 3.191.492,40 | 3.189.594,24 | 1.898,16 | 265.799,52 |
2. Operacional e serviços gerais | 280.832,40 | 276.600,96 | 4.231,44 | 23.050,08 |
Total | 3.472.324,80 | 3.466.195,20 | 6.129,60 | 288.849,60 |
Pregão 662015 – Serviços operacionais de campo, conservação e manutenção de imóveis | ||||
Empresas | Estimado | Negociado | DIFERENÇA NA LICITAÇÃO | MÊS |
1. Ale e Dan Serviços de Conservação e Limpeza LTDA – EPP | 1.428.619,32 | 1.262.907,48 | 165.711,84 | 105.242,29 |
2. Allserv comercio e serviços LTDA – ME | 2.196.988,08 | 1.799.901,72 | 397.086,36 | 149.991,81 |
3. Allserv comercio e serviços LTDA – ME | 4.015.875,48 | 3.949.291,92 | 66.583,56 | 329.107,66 |
Total | 7.641.482,88 | 7.012.101,12 | 629.381,76 | 584.341,76 |
Pregão 682015 – Serviços de apoio administrativo e operacional | ||||
Empresas | Estimado | Negociado | DIFERENÇA NA LICITAÇÃO | MÊS |
1. NTL Nova Tecnologia Ltda EPP | 4.352.510,88 | 3.470.000,00 | 882.510,88 | 289.166,67 |
2. Obra Prima Construção e Manutenção Eireli-ME | 2.107.861,44 | 1.520.000,00 | 587.861,44 | 126.666,67 |
3. Obra Prima Construção e Manutenção Eireli-ME | 2.076.156,36 | 1.551.000,00 | 525.156,36 | 129.250,00 |
Total | 8.536.528,68 | 6.541.000,00 | 1.995.528,68 | 545.083,33 |
Total | 2.631.040,04 |