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A renovação dos contratos de terceirização e as dificuldades na sua implantação
Terceirização | 09/11/2015 - 09:28 - Atualizado em
No primeiro semestre de 2015, a UFRRJ teve de planejar e licitar novos contratos de serviços administrativos e operacionais, em substituição a seis contratos, envolvendo 430 cargos terceirizados, no câmpus Seropédica. Ações que representaram um enorme esforço dos departamentos da Pró-reitoria de Assuntos Financeiros.
No período do planejamento dos novos contratos (dezembro 2014 a abril de 2015), os dirigentes de pró-reitorias, setores e institutos foram consultados sobre as suas demandas qualitativas e quantitativas. Foram realizadas várias reuniões para discutir perfis dos cargos, quantitativos e apresentadas as limitações orçamentárias. O problema da sustentabilidade orçamentária foi colocado e debatido.
Em março de 2015, a projeção de crescimento dos contratos apontava para comprometimento de cerca de 61% do orçamento discricionário do custeio 2015 com o pagamento das terceirizações.
As licitações realizadas ao longo dos meses de julho a setembro resultaram numa economia de R$ 2.631.040,04 para a Universidade, em relação aos preços estimados conforme as instruções normativas e as pesquisas de mercado. As informações sobre os pregões de terceirização mencionados podem ser consultadas na Tabela 1.
Contingenciamento e implantação
Com o acirramento da crise orçamentária e financeira, a Administração Central, os diretores de Institutos e de câmpus deliberaram pela realização de estudos com o objetivo de reduzir os gastos com o custeio. Para esta finalidade, foi constituída uma comissão, presidida pelo sr. vice-reitor, representantes da Propladi, Proaf, Diretores de Instituto e de câmpus. Devido ao destacado peso da terceirização sobre os gastos de custeio, deliberou-se pela redução de 30% no valor dos contratos novos do câmpus Seropédica, em fase de implantação.
Os setores foram solicitados, pela Reitoria, a apresentar propostas de reduções nas contratações de trabalhadores terceirizados planejadas nas licitações. Este processo de consulta foi mais demorado que o previsto devido às dificuldades dos setores realizarem as reduções solicitadas. A conclusão deste estudo foi finalizada muito próximo do momento de implantação dos novos contratos administrativos, iniciados no dia 03/11 passado, o que dificultou a operacionalização das novas contrações.
A redução global obtida não alcançou a meta estabelecida, mas foi a possível no momento. Outras iniciativas quanto à distribuição da força de trabalho na Universidade serão necessárias para que a terceirização venha a ter um dimensionamento menor, sem impactar negativamente as atividades institucionais. Considerando todos os oito contratos novos (Tabela 1), a redução foi de 10,38%, o que representa uma economia mensal e anual de R$ 147.196,06 e R$ 1.766.352,72, respectivamente.
Houve a redução de 36 cargos em comparação com planejado na licitação. Ao mesmo tempo, as mudanças produzidas pelo contingenciamento dos contratos afetaram o quantitativo de cargos, com extinção, redução de alguns e aumento de outros. Tais modificações só poderão ser juridicamente consolidadas após a celebração de termos aditivos aos contratos já firmados com as empresas.
O termo aditivo é um instrumento utilizado para formalizar a alteração de alguma cláusula do contrato entre a administração pública e o contratado.
O curto espaço de tempo disponível para transição de contratos, associado a um erro operacional e de comunicação geraram algumas situações lamentáveis, pelas quais apresentamos as nossas desculpas. Neste sentido, a Proaf enfatiza que a complementação do quantitativo dos cargos planejados para os setores, após o contingenciamento financeiro, será alcançado após a assinatura dos termos aditivos aos contratos, nos próximos vinte dias.
Professora Nidia Majerowicz
Pró-reitora de Assuntos Financeiros
Tabela 1. Pregões para contratação de empresas especializadas em serviços administrativos e operacionais realizados no 1o semestre de 2015, Campus Seropédica. Valores estimados (pesquisa de preços), valores negociados na licitação, diferença entre valores estimados e negociados, valores anual e mensal.
Pregão 362015 (Restaurante Universitário Seropédica) |
Empresas vencedoras dos certames |
Valor ano (R$) |
Valor ano (R$) |
Valor ano (R$) |
Valor (R$) |
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Estimado |
Negociado |
DIFERENÇA NA LICITAÇÃO |
Mensal |
Empresa GB+ consultoria e Serviços Eireli – EPP |
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1. Preparação, produção e distribuição de alimentos |
3.191.492,40 |
3.189.594,24 |
1.898,16 |
265.799,52 |
2. Operacional e serviços gerais |
280.832,40 |
276.600,96 |
4.231,44 |
23.050,08 |
Total |
3.472.324,80 |
3.466.195,20 |
6.129,60 |
288.849,60 |
Pregão 662015 – Serviços operacionais de campo, conservação e manutenção de imóveis |
Empresas |
Estimado |
Negociado |
DIFERENÇA NA LICITAÇÃO |
MÊS |
1. Ale e Dan Serviços de Conservação e Limpeza LTDA – EPP |
1.428.619,32 |
1.262.907,48 |
165.711,84 |
105.242,29 |
2. Allserv comercio e serviços LTDA – ME |
2.196.988,08 |
1.799.901,72 |
397.086,36 |
149.991,81 |
3. Allserv comercio e serviços LTDA – ME |
4.015.875,48 |
3.949.291,92 |
66.583,56 |
329.107,66 |
Total |
7.641.482,88 |
7.012.101,12 |
629.381,76 |
584.341,76 |
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Pregão 682015 – Serviços de apoio administrativo e operacional |
Empresas |
Estimado |
Negociado |
DIFERENÇA NA LICITAÇÃO |
MÊS |
1. NTL Nova Tecnologia Ltda EPP |
4.352.510,88 |
3.470.000,00 |
882.510,88 |
289.166,67 |
2. Obra Prima Construção e Manutenção Eireli-ME |
2.107.861,44 |
1.520.000,00 |
587.861,44 |
126.666,67 |
3. Obra Prima Construção e Manutenção Eireli-ME |
2.076.156,36 |
1.551.000,00 |
525.156,36 |
129.250,00 |
Total |
8.536.528,68 |
6.541.000,00 |
1.995.528,68 |
545.083,33 |
|
|
Total |
2.631.040,04 |
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