Por ocasião do seminário sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 25 de novembro, ficou mais uma vez evidenciado o compromisso que nossa instituição tem com a formação de professores. O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP) – a quem parabenizamos pela iniciativa.
A expansão das licenciaturas na UFRRJ – prevista no Plano de Reestruturação e Expansão (PRE 2007/Reuni) – partiu de 13 cursos já implantados, até 2007, para 23 cursos no biênio 2009/2010. A Universidade passou de 820 para 1395 vagas oferecidas por ano em cursos de licenciatura (um aumento de 70% na oferta anual). As licenciaturas na Rural foram responsáveis por mais de 40% das vagas de acesso em 2012, considerando o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/MEC).
Neste movimento, a Universidade não só ampliou significativamente o número de vagas como também passou a oferecer cursos num amplo espectro de áreas de conhecimento. A intenção de contribuir significativamente para a formação de professores para a educação básica colocou o desafio de buscar propostas acadêmicas e políticas institucionais para garantir a formação de professores qualificados nas diferentes áreas do conhecimento, capazes de atuar na construção de uma educação pública de qualidade. A reestruturação das licenciaturas da UFRRJ se impôs para viabilizar uma concepção de formação inicial de professores comprometida com a valorização do profissional da educação e com um perfil docente fundamentado na autonomia intelectual, na capacidade de compreender e atuar propositivamente na complexidade da escola, considerando as suas múltiplas dimensões (política, social, histórica, acadêmica, pedagógica).
Reuniões do Fórum das Licenciaturas realizadas no primeiro semestre de 2008 subsidiaram uma proposta que foi elaborada pela comissão instituída para coordenar a criação e reestruturação dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação da UFRRJ. No segundo semestre do mesmo ano, o Fórum das Licenciaturas se reuniu para debater o documento da Comissão, consolidando uma política institucional de formação inicial de professores da educação básica, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), Deliberação 138/2008.
Sem dúvida, uma das maiores conquistas deste processo foi a integração das licenciaturas, bem como a disseminação dos debates sobre a formação de professores nos Colegiados dos Cursos, com atuação agregadora da CPFP. Neste contexto de organização da nova estrutura e concepção unificada das licenciaturas, cabe destacar a importância dos Programas da Capes como o Prodocência, o Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e as Licenciaturas Internacionais (PLI) que inegavelmente criaram um ambiente de valorização e de suporte a todo este esforço de envolvimento de docentes e discentes em torno dos temas relativos à formação de professores na Universidade.
Os passos iniciais, decisivos para a implantação da política de formação de professores, criada em 2008, foram dados com a contribuição do coletivo de coordenadores de curso das licenciaturas; a liderança, competência e o trabalho incansável e imprescindível da professora Gabriela Rizo (Instituto Multidisciplinar/IM), primeira Coordenadora da CPFP; e com a participação ativa e comprometida da servidora técnico-administrativa Aurea Lunga (Pró-Reitoria de Graduação/Prograd), do professor Pedro Hussak (IM) e das professoras Lia Maria Teixeira, Lana Cláudia da Fonseca e Amparo Cupolillo (UFRRJ Seropédica).
Os debates ora promovidos pela Prograd, CPA e CPFP, assim como os eventos que vêm sendo realizados pelo Pibid, imprimem dinamismo às licenciaturas, valorizam, problematizam e buscam os caminhos para o desafio de formar professores competentes e comprometidos com a educação pública. No século XXI, o conhecimento é a base do desenvolvimento das pessoas, das nações e da inclusão social.
Professora Nidia Majerowicz, pró-reitora de Graduação entre 2005 e 2013, e atual pró-reitora de Assuntos Financeiros