Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > A ciência ainda é a melhor forma de combater ideologias negacionistas, diz Pedro Hallal

A ciência ainda é a melhor forma de combater ideologias negacionistas, diz Pedro Hallal

Pedro Hallal ministrou a aula magna dos cursos de graduação da UFRRJ 

 

 

 

Imagem: professor Pedro Hallal e o intérprete Christofer Moreira

 

Nesta segunda-feira, 31/01, aconteceu a aula de abertura do período 2021-2 na UFRRJ. Respeitando os protocolos de segurança sugeridos contra a pandemia de Covid-19, a aula foi online, transmitida ao vivo no canal da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) no Youtube.

A aula foi ministrada pelo professor, pesquisador e ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pedro Curi Hallal, como forma de recepcionar os novos estudantes da Universidade. O tema da Aula Inaugural deste ano foi “Ciência e Negacionismo”.

Além do professor Pedro Hallal, também estavam presentes na mesa diretora do evento o Reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, a presidente da Associação de Docentes da Rural, professora Elisa Guaraná, a Pró-reitora de graduação, professora Nidia Majerowicz e a representante do Diretório Central dos Estudantes, a discente Letícia Inácio. Todo o evento foi traduzido em libras e teve mais de mil visualizações simultâneas.

Após as saudações de boas-vindas, o reitor Roberto Rodrigues discursou sobre a situação da crise sanitária. “Mesmo com a grande expectativa que nós da Universidade, alunos, professores,técnicos administrativos e terceirizados, estávamos de uma retomada a presencialidade com toda a segurança necessária, mais uma vez a Covid nos colocou em uma obrigação de dar um passo atrás para que a gente consiga ter passos melhores à frente.”

Em sua palestra, o professor Pedro Hallal destacou a importância das pesquisas realizadas nas universidades e constatou que o grande empecilho para o enfrentamento da Covid no Brasil é o negacionismo.

“Quando o pessoal foi, em março de 2020, testar se a cloroquina ajudava no combate ao novo coronavírus, eles faziam muito bem em testar. Isso não tem nada de inaceitável, isso não é negacionismo. Negacionismo é quando, dois meses depois, os resultados dos estudos mostraram de forma enfática que a cloroquina não resolvia nada no caso da covid-19, as pessoas seguiram dizendo que funcionava e o governo brasileiro despendeu de milhões de reais dos contribuintes para produzir um medicamento que não servia para tratar a doença. ”, disse Hallal.

O palestrante também  destacou que a ciência ainda é a melhor forma de combater ideologias negacionistas, principalmente quando se trata do movimento anti-vacina. “A cultura da vacinação no Brasil é tão boa, que mesmo os anti-vax se vacinam. A ideia do movimento é gerar a interrogação, é fazer a pessoa pensar duas vezes “será que é seguro? (…) A vacina já evitou milhões de mortes no mundo e quando a gente se encaminha pro final da pandemia, praticamente isso vai se transformando numa pandemia dos não vacinados. Ou seja, qualquer pessoa já notou que é muito melhor se vacinar.”, afirmou o professor.

Ao final da aula, Halla respondeu perguntas dos participantes, esclarecendo dúvidas pertinentes à ciência e ao cenário epidemiológico atual.

O evento completo durou um pouco mais de duas horas e pode ser visto no link https://abre.ai/aulamagna2022ufrrj

 

Texto: Isabele Bard – bolsista de Jornalismo da Prograd/UFRRJ


Postado em 01/02/2022 - 17:50 -

Notícias Relacionadas

Entre igualdade e diversidade: Aula Magna celebra ingresso de calouros 2023.2 na UFRRJ
Aula Magna vai abordar os impactos dos 10 anos da política de cotas no Brasil
Rural recebe estudantes com debate sobre inclusão e acessibilidade
Aula Magna: evento acontece hoje em Nova Iguaçu
Semana de Integração: Lica, Med. Veterinária e Eng. de Materiais divulgam suas programações

Últimas Notícias

Skip to content