O Museu de Rochas e Minerais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recebeu, em julho, a valiosa doação de parte da coleção geológica que pertencia ao engenheiro e naturalista Carlos Rikio Suzuky. O acervo foi gentilmente transmitido ao museu por sua filha, Lucia Suzuki.
Reconhecido por sua contribuição à biologia marinha como autor do respeitado livro “Guia de Peixes do Litoral Brasileiro”, Carlos Rikio Suzuky deixou um legado singular no estudo da natureza e na documentação da biodiversidade costeira.
Nascido em Santos, São Paulo, em 1941, era filho do diplomata japonês Yoshitaro Suzuki. Viveu no Japão até os sete anos, retornando ao Brasil em 1948, onde residiu até seu falecimento em abril de 2024, na cidade de Niterói.
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense, Suzuky foi um cientista autodidata e apaixonado pela natureza. Ao longo de sua vida, mergulhou — literalmente e metaforicamente — em diversas áreas: mergulhador, pintor, desenhista e colecionador incansável.
Seu acervo pessoal inclui milhares de exemplares de conchas, insetos, rochas e minerais provenientes do Brasil e de várias partes do mundo e catálogos manuscritos com descrições científicas e ilustrações feitas com bico de pena, que combinam precisão técnica e valor artístico.
O Museu de Rochas e Minerais da UFRRJ é o primeiro museu geológico da Baixada Fluminense.
Localizado no câmpus Seropédica, O acervo inicial do museu conta com mais de 800 amostras de minerais e rochas de diversas partes do Brasil e do mundo.
O museu está aberto ao público de todas as idades de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com entrada gratuita. As visitas podem ser agendadas pelo e-mail museurm@ufrrj.br
Texto com informações do Museu de Rochas e Minerais da UFRRJ.
Foto: Museu de Rochas e Minerais da UFRRJ.